Artigo de coautoria de professora da UEA é publicado na Nature Medicine

Estudo trata do surgimento da variante P1 da Covid-19 no Amazonas.

O artigo ‘COVID-19 in Amazonas, Brazil, was driven by the persistence of endemic lineages and P.1 emergence’, de coautoria da professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Lígia Abdalla, foi publicado na renomada revista ‘Nature Medicine’. O estudo, que conta com a colaboração de diversos pesquisadores, de diferentes instituições, aborda o surgimento de novas cepas ligadas à pandemia de Covid-19 no Amazonas, e que a aparição das novas linhagens está relacionada a uma complexa combinação de fatores, que inclui a falta do distanciamento social.

A pesquisa tem como enfoque a identificação das causas para o surgimento da cepa P1. O grupo de estudo, formado pelos pesquisadores, atuou no mapeamento genético do coronavírus em vários municípios do Amazonas. Por meio da vigilância genômica do vírus, foi possível acompanhar o surgimento de diferentes cepas.

Com a finalidade de aprimorar o estudo acerca da diversidade de variantes da Covid-19 circulando no Amazonas, foram geradas 250 sequências de genoma completo da SARS-CoV-2 de indivíduos de 25 municípios, entre 25 de março de 2020 e 13 de janeiro de 2021. Os resultados demonstraram um aumento significativo da prevalência da variante P1 em Manaus e no interior, durante a segunda onda da pandemia.

Docente do curso de medicina da UEA, a professora Ligia Abdalla destaca que a publicação foi um resultado extremamente positivo para a equipe. “Como pesquisadora é uma realização muito grande. A Nature é uma das revistas científicas mais conceituadas na nossa área e é muito difícil conseguir publicar nela. Meu maior orgulho ainda porque nossa equipe é totalmente brasileira e o trabalho foi desenvolvido aqui no Amazonas. O mérito vai para a nossa equipe, que é muito grande e composta por vários pesquisadores, de diversas instituições”, disse.

Além de Ligia Abdalla, o time de pesquisadores conta também com Felipe Gomes Naveca;, Valdinete Nascimento, Victor Costa de Souza, André de Lima Corado, Fernanda Nascimento, George Silva, Ágatha Costa, Débora Duarte, Karina Pessoa, Matilde Mejía, Maria Júlia Brandão, Michele Jesus, Luciana Gonçalves, Cristiano Fernandes da Costa, Vanderson Sampaio, Daniel Barros, Marineide Silva, Tirza Mattos, Gemilson Pontes, João Hugo Santos, Ighor Arantes, Filipe Dezordi, Marilda Siqueira, Gabriel Wallau, Paola Resende, Edson Delatorre, Tiago Gräf e Gonzalo Bello.

Os pesquisadores envolvidos no estudo atuam nas seguintes instituições: Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Hospital Adventista de Manaus, Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Instituto Aggeu Magalhaes (Fiocruz-PE), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-BA).

O artigo ‘COVID-19 in Amazonas, Brazil, was driven by the persistence of endemic lineages and P.1 emergence’ pode ser acessado por meio do link abaixo.