Artigo de professor da ESAT/UEA ganha destaque na revista ‘Insight Inteligência’

Pesquisa traz informações biográficas sobre o período em que Sigismund Neukomm viveu no Brasil.

O artigo ‘Chevalier Neukomm, quem diria, acabou na rua do Passeio’ , de autoria do professor Dr. Mário Trilha, da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), foi publicado na revista ‘Insight Inteligência’. Com destaque de capa na edição nº 93 da publicação, a pesquisa aborda a trajetória no Brasil do músico austríaco Sigismund Neukomm, discípulo de Joseph Haydn, que era considerado o maior compositor do mundo na época.

Sigismund Neukomm foi um notável compositor, maestro, organista, pianista, flautista, teórico e crítico musical. O músico viveu no Rio de Janeiro entre 1816 e 1821, se tornando uma figura importante na corte carioca e desempenhando um relevante papel artístico e social. Durante esse período, compôs a missa para aclamação de Dom João XVI e teve, entre seus alunos, Francisco Manuel da Silva, compositor do Hino Nacional Brasileiro.

Autor do artigo, o professor Dr. Mário Trilha, trabalha com a história da música luso-brasileira do século XVIII e primeira metade do século XIX. Segundo o docente da UEA, durante essa época, após a chegada da corte portuguesa, muitos músicos estrangeiros passaram a viver no Rio de Janeiro e ganharam grande notoriedade.

“O Neukomm é uma figura extraordinária, produto do centro musical germânico de enunciação canônica, aluno de Haydn, professor dos filhos de Mozart. Sempre achei a sua presença entre nós muito notável, e a história da música brasileira estava cheia de lendas, mistificações e ilações em relação às atividades dele aqui. Procurei desfazer os lugares comuns equivocados”, afirmou.

Para a pesquisa, o professor deu prioridade às fontes de época, brasileiras, austríacas, e alemãs, como o jornal Allgemeine Musikalische Zeitung. Além destas, também foram consultados documentos pessoais em francês de Neukomm, incluindo a autobiografia e correspondências. Com informações inéditas, o autor busca desmistificar rumores sobre a trajetória do compositor até então consolidados na história da música brasileira.

Editada há 24 anos, a revista ‘Insight Inteligência’ é uma das mais prestigiadas publicações culturais do País, servindo como um espaço cativo para a elite intelectual brasileira e oferecendo abordagens criativas e não convencionais. Aberta à pluralidade de ideias, a revista abrange a área de ciências humanas e reúne o maior número de qualificações no Qualis, sistema brasileiro de avaliação mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Para mim, foi uma grande surpresa ter destaque na capa. A revista ‘Insight Inteligência’ tem como ponto forte a ciência política, e também publicam textos de história, música, cinema, literatura e poesia, mas normalmente as chamadas da capa são relativas à ciência política ou atualidade política nacional. Aparentemente, o conselho editorial gostou do artigo”, ressaltou o professor Dr. Mário Trilha.

O link para a revista pode ser acessado por meio do link abaixo.

Texto: Daniel Brito / ASCOM UEA