UEA ampliará sistema de gestão energética

Mais seis unidades da UEA na capital vão receber sistema inovador de energia.

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, se reuniu na quinta-feira (05/08), com professores e coordenadores do curso de Engenharia Elétrica da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), para discutirem as diretrizes e unidades da universidade que receberão o sistema de gestão energética (SGE), tornando o consumo de energia mais eficiente e econômica.

Em pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o Brasil está na 14ª de energia mais alta que compara com os 28 países-membros da Agência Internacional de Energia (AIE).

Segundo reitor da UEA, o principal interesse para que seja instalado o sistema de gestão de energética, é de poder contribuir com a economia da instituição. “Esse sistema é importante para universidade, favorecendo formação para os nossos acadêmicos. Queremos uma universidade cada vez moderna, se reinventando todo dia”, afirma Cleinaldo.

O professor Doutor da UEA, Raimundo Cláudio Gomes, acredita que a iniciativa pode gerar até 30% de redução de energia. “Nesse primeiro momento vamos instalar o primeiro nível de monitoramento em outras unidades. É um sistema que já conta com um piloto e houve resultados significativos para a nossa universidade”, disse Gomes.

O andamento do projeto de implantação tem pouco mais de um ano em desenvolvimento, contando com a primeira instalação do sistema que foi na Policlínica de Saúde da UEA, localizado na Avenida Codajás – Cachoerinha, zona Sul da cidade.

EditalEdital