Artigo de docente da Engenharia Naval da UEA é publicado na revista internacional Water

O artigo é de livre acesso e pode ser visualizado pelo link informado na matéria.

Com estudo de simulação numérica usando fluidodinâmica computacional (Computational Fluid Dynamics – CFD) para avaliar a interação de escoamentos incidindo com estruturas navais e oceânicas, o artigo “A CFD Numerical Study to Evaluate the Effect of Deck Roughness and Length on Shipping Water Loading” do professor do curso de Engenharia Naval da Universidade do Estado do Amazonas, Jassiel Fontes, fui publicado na conceituada revista internacional Water – com fator de impacto do Journal Citation Reports (JCR) de 3.103.

Sobre o artigo, o docente explica que foi pesquisado o efeito da rugosidade e comprimento do convés na propagação e no carregamento induzidos pelo embarque de água na estrutura. “Este tipo de estudo tem relevância na Engenharia Naval e oceânica, pois as estruturas, como embarcações e sistemas flutuantes, estão constantemente interagindo com ondas. Às vezes, as interações podem ser tão violentas que as ondas tendem a embarcar no convés, causando sobrecarregas inesperadas e riscos à tripulação”, comentou.

Jassiel acrescenta que é relevante identificar os mecanismos físicos que causam tais fenômenos, pois isso ajuda no desenho de estruturas mais seguras. “Estudos sistemáticos similares são ferramentas úteis para avaliar diversos tipos de interações fluido-estrutura em aplicações navais na nossa região amazônica. O nosso grupo de pesquisa, Tecnologias Navais e Sustentáveis (TNS), já planeja esse estudo para resolver diversos problemas que acontecem em embarcações típicas da nossa região, envolvendo a participação de professores e alunos”, pontuou o professor.

O artigo é de livre acesso e pode ser visualizado pelo link abaixo.