UEA celebra 20 anos no Teatro Amazonas

UEA faz transmissão ao vivo direto do Teatro Amazonas para celebrar os 20 anos de existência da universidade.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) comemorou 20 anos na noite desta quarta-feira (18). A live foi transmitida pela TV Encontro das Águas e exibida pelas redes sociais oficiais da UEA.

Criada em agosto de 2001, a Universidade do Estado do Amazonas cresceu com o propósito de promover a educação, construindo conhecimento científico e fomentando a inovação tecnológica para atender as demandas da sociedade, desenvolvendo a Amazônia com sustentabilidade.

“A UEA já formou mais de 60 mil egressos que hoje fazem a diferença na economia do Estado do Amazonas. Por essa razão essa universidade é estratégica para o desenvolvimento do Estado e ao mesmo tempo uma universidade jovem que somou-se ao esforço do Governo no combate à pandemia de Covid-19, colocando todo esforço coletivo dessa Casa a favor da nossa população”, disse o reitor Cleinado de Almeida Costa.

O titular da Secretaria Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), Marcos Apolo, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima e destacou a importância da universidade e o trabalho da gestão superior da instituição. “A UEA é um projeto consolidado e marcante que contribui para a sociedade formando diversos profissionais qualificados e de excelência. Destaco aqui o empenho do reitor Cleinaldo Costa na condução da UEA nesses últimos 8 anos. Estão todos de parabéns”, disse o secretário.

A diretora da editora da UEA, professora Maristela Silva, destaca a importância da celebração dos 20 anos da Universidade. “Me sinto muito honrada de participar deste momento e de fazer parte da família UEA, e integrar essa história. Compreendo que a Universidade tem uma grande contribuição para o Estado do Amazonas. São 20 anos auxiliando no desenvolvimento da região, não somente com o ensino superior, mas também com a extensão e pesquisa”, explicou a professora.

O acadêmico do curso de enfermagem da UEA, Mário Felipe, que também é Presidente do Diretório Acadêmico da Saúde (DAS/UEA), menciona a excelência do ensino para a contribuição científica. “É uma honra dizer que faço parte da história da UEA. Mesmo diante da pandemia a Universidade não fechou as portas e realizou diversas ações que beneficiaram, não só a comunidade acadêmica, mas o Estado do Amazonas, contribuindo com a comunidade científica”, relatou o aluno.

Já o servidor técnico- administrativo da Universidade desde a sua criação e presidente da Associação dos Servidores da UEA (ASSUEA), Hélio Braz, ressalta o legado da contribuição educacional para o Estado. “Nossa universidade tem desempenhado um papel importante na vida do povo do Amazonas, com um legado importantíssimo construído ao longo do tempo. A Universidade cresceu exponencialmente nos últimos dez anos, contribuindo também para a valorização aos servidores e colaboradores. Essa evolução trouxe para a sociedade amazonense grandes conquistas educacionais, especialmente para o interior do Estado”, finaliza Braz.

A programação contou com apresentações da Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) e do Tubones Coral, ambas da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) da UEA, com direito a participação especial do amo do Boi Bumbá Garantido, João Paulo Faria e do amo do Boi Bumbá Caprichoso, Prince do Boi.

EditalEditalEditalEdital