Mulheres comerciárias amazonenses são destaque em livro escrito por professora da UEA

Obra expõe o preconceito patriarcal gerado desde a colonização sobre a sexualidade das mulheres amazônidas.

Para analisar o preconceito relacionado ao comportamento de mulheres, tido como “quentes e fogosas”, o livro ‘Erotismo e Sedução de Mulheres Comerciárias de Manaus’ vem com o propósito de verificar como é construído o discurso depreciador à imagem da mulher amazônida.

O livro foi escrito pela professora da Escola superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Jeanne Chaves de Abreu, a obra foi publicada em 2020, porém, devido a pandemia o lançamento aconteceu no dia 27 de julho.

Para a elaboração do trabalho, foram entrevistadas mulheres comerciárias do centro de Manaus, onde o comércio é pulsante e as relações sociais agregadas a relações de poder, incluindo o assédio sexual.

Resultado da tese de doutorado de Jeanne, a pesquisa mostra que é perceptível um preconceito de cunho patriarcal gerado desde a colonização sobre a sexualidade e erotismo das mulheres amazônidas.

As questões relacionadas a gênero e sexualidade são recentes. A temática ainda é revestida de tabu e muitas pessoas a levam para o lado da permissividade e imoralidade, principalmente pelo conteúdo ser transgressor.

A obra ajudará a comunidade acadêmica entender a atual situação da mulher frente à sexualidade, ressaltando que o estereótipo da mulher Amazônida erótica sexual não passa de falácia. Dessa forma, será possível entender as atitudes da sociedade e o olhar sobre as mulheres.

De acordo com a autora, a pesquisa atende ambos os gêneros que necessitam entender esse contexto como professores, estudantes, psicólogos, estudiosos de gênero, sexualidade e público em geral que pretendam atuar pela temática.

“Me senti extremamente gratificada por ver um trabalho profundo de pesquisa ser levado ao conhecimento público. É necessário que esses debates sejam levados a plenária para discussões”, disse Jeanne.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Appris, pelo link abaixo.

Texto: Guilherme Olivera/ASCOM UEA

EditalEdital