CITREC debate práticas educativas nas escolas do campo

Evento contou com a participação da professora da UEA, Lucinete Gadelha.

Construído com a participação de diversos países da América Latina, Europa e África, Austrália, a Rede Norte o Congresso Internacional de Educação em Territórios Rurais e Educação do Campo (CITREC), iniciou no dia 25 de agosto e termina nesta sexta-feira (27) com o objetivo de conhecer as práticas educativas desenvolvidas nas escolas do campo. O evento aconteceu virtualmente e contou com a participação da professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Lucinete Gadelha.

No Brasil, o evento está sendo organizado pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Na região Norte, houveram duas mesas: uma sobre os \”Modelos de desenvolvimento em disputa na região, ressaltando a Educação do Campo e a agroecologia\” e uma sobre \”Políticas de Educação e as Escolas do Campo\”.

Além das mesas, os participantes acompanharam apresentações de experiências com as temáticas: \’Currículo nas escolas do Campo\’; \’Gestão, política pública e financiamento nas escolas do Campo\’; \’Pronera e Educação de Jovens e Adultos\’; \’Formação inicial e continuada, Organização e práticas nas escolas do Campo\’; \’Formação por área do conhecimento, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade\’; \’Educação do Campo e pesquisa\’; \’Educação do campo e diversidade sexual\’; \’Educação do campo e as ciências agrárias, Educação do campo e diversidade\’.

O público foram dirigentes e educadores de movimentos sociais e sindicais do campo, docentes da educação básica e superior que atuam no ensino, pesquisa e extensão com educação no campo entre outros.