Artistas musicais que abrilhantaram a live ‘UEA 20 anos’ são homenageados

A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (15/09), no auditório da reitoria, com a presença do reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa e das pró-reitoras, Kelly Christiane Souza e Maria Olívia Simão.

Em reconhecimento e agradecimento pela belíssima apresentação na live ‘UEA 20 anos’, realizada no último dia 18 de agosto, no Teatro Amazonas, a Gestão Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoveu na manhã desta quarta-feira (15/09), uma homenagem especial aos artistas musicais e produtores de sonorização e iluminação cênica que participaram do grandioso espetáculo. A solenidade aconteceu no auditório da reitoria, com a presença do reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa e das pró-reitoras, Kelly Christiane Souza e Maria Olívia Simão.

Durante o discurso, o reitor destacou a importância da presença da arte em suas infinitas manifestações dentro da universidade. “A arte como expressão representa o mais alto grau de desenvolvimento que pode atingir o âmbito acadêmico. Por esse motivo, estamos celebrando hoje, o aspecto da arte como comunhão, amizade e união. Agradecendo imensamente toda a contribuição dos nossos artistas para o crescimento da universidade e, principalmente, para o desenvolvimento do nosso Estado. Além disso, reconhecer e agradecer a importantíssima apresentação artística durante o evento que comemorou os 20 anos da UEA”, comentou.

O diretor da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA) e também coordenador do Tubones Coral, professor Fábio Carmo Plácido, explica que a ideia de construir um repertório musical para homenagear os 20 anos da UEA foi inspirada no resgate de músicas brasileiras e regionais, adaptando arranjos e trazendo a linguagem popular. “A honra do convite para produção musical da live é um reconhecimento do nosso trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos dentro da universidade. Planejamos, executamos e apresentamos um espetáculo que tem a cara da nossa UEA”, pontuou.

O coordenador da Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), professor Dr. Marcio Páscoa, explica que a música oficial que enaltece as duas décadas da UEA, teve como base uma pesquisa no século 18. “Fazemos parte de um grupo que tem um repertório especifico do século 18, com instrumentos provenientes de cópias fieis dessa época. Então, todo esse trabalho de pesquisa teve um resultado sonoro que todos tiveram a oportunidade de prestigiar na live UEA 20 anos”, disse.

O professor Dr. e membro da Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), Gustavo Medina, relembrou durante a homenagem, a história do curso de música da instituição. “Quando pensamos no repertório, colocamos um significado diferenciado, ainda mais quando lembramos o início, de quando a UEA era apenas uma ideia. Nós plantamos uma semente e anos depois o sentimento é de dever cumprido, de ver como essa instituição cresceu, dando bons frutos. A UEA consegue ter o equilíbrio da parte humanista, artística, cientifica e tecnológica, dando direção para termos cidadãos íntegros e uma sociedade mais justa”, finalizou

Texto: Pricila de Assis/ASCOM UEA

Fotos: Phil Lima/ASCOM UEA