Equipe de projeto de extensão da UEA participa de encontros internacionais

Além dos dois seminários, as integrantes da universidade participam do Ciclo Formativo da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC).

Nas duas últimas semanas de setembro, integrantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participarão de dois seminários com abrangência internacional. Trata-se do ‘3º Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino’, ofertado nos dias 23 e 24 de setembro pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e do ‘X Seminário de Letras e Artes – Linguagens e expressões em múltiplas linguagens’, que acontece de 27 a 30 de setembro, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA/UEA).

‘3º Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino’

No primeiro dia do ‘3º Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino’, as professoras da Escola Normal Superior (ENS/UEA) e da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), respectivamente, Elaine Andreatta e Fátima Souza, apresentarão o ‘Curso de Letras Mediado por Tecnologia no Amazonas’, cujo objetivo é pensar como as múltiplas linguagens podem estar presentes em aulas transmitidas pela televisão no Amazonas, e como isso ressoa na produção de conteúdos acadêmicos feitos por professores e alunos.

Com a apresentação, será mostrado aos outros estados brasileiros como a UEA busca democratizar o ensino superior, considerando a geografia em ofertas de cursos especiais.

No segundo dia do evento (24), participarão a professora da Escola de Ciências Sociais (ESO/UEA), Keyla Nunes, a mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA/UEA), Raquel Lira, a mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UEA), Giovanna Praia, e a graduanda no curso de Letras do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo (NESPF/UEA), Angelina Sales.

Todas são integrantes do projeto de extensão da UEA, ‘Práticas Leitoras’, e apresentarão relatos de experiências do projeto cultural ‘Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei’, que se refere a um curso direcionado à juventude que incentiva a ação cultural comunitária a partir da biblioteca comunitária Paulo Freire – espaço de ensino mantido pela professora Elzimar Santos há 20 anos na Comunidade Rural Cristo Rei, no município de Presidente Figueiredo.

Resultados do relato de experiência

Durante o curso foi realizado um percurso formativo com sete oficinas: Leitura Literária; Construção de Acervos; Artes Integradas; Ideias em Ação; Patrimônio Material e Imaterial, Corpo e Arte e Intercâmbio Cultural. As oficinas tiveram o intuito de explorar o universo da biblioteca e alargar os horizontes fora dela. Como resultado, foram produzidos um e-book do projeto e materiais para aula que tornam o curso replicável em outras comunidades. Os conteúdos gerados estão disponíveis no site do projeto.

O ‘Seminário Multiletramentos, Hipermídia e Ensino’ chega à terceira edição para promover discussões de práticas e reflexões teóricas envolvendo educação, sociedade e tecnologia. Neste ano, o evento homenageia o centenário de Paulo Freire, incluindo, na programação, espaços perpassados pela produção intelectual do educador brasileiro, conferência de abertura, roda de conversa, apresentação de pôsteres, comunicações orais e relatos de experiência.

Promovido pelo PPGLA/UEA, o ‘X Seminário de Letras e Artes – Linguagens e expressões em múltiplas linguagens’ também contará com apresentações dos professores.

As pesquisadoras Raquel Lira (SEMED – Manaus/AM), Evany Nascimento (ESAT/UEA) e Fátima Souza (EST/UEA) apresentarão o trabalho “História, memória e valor: percepções discursivas atribuídas à Biblioteca Pública do Amazonas”, resultado da dissertação de mestrado defendida por Raquel. De acordo com a autora da dissertação, a oportunidade será excelente para expor a pesquisa desenvolvida ao longo de dois anos, sob a orientação da professora Evany.

“O intuito é valorizar os bens culturais amazônicos, enfatizando a Biblioteca Pública do Amazonas como um centro cultural de grande relevância para a história e memória regionais, investigadas a partir de percepções de discursos propagados nas esferas política, histórica e jornalística no contexto manauara”, explicou Raquel.

Na mesma sessão, os professores João Fernandes (ESAT/UEA), Fátima Souza (EST/UEA), Keyla Nunes (ESO/UEA) e Raquel Lira apresentarão o projeto cultural ‘Bibliotecas Comunitárias no Amazonas: Criação da Rede Cachoeiras de Letras no município de Presidente Figueiredo’, que revela a formação e o desenvolvimento de uma rede de bibliotecas comunitárias. A iniciativa articulada foi contemplada pelo Programa Cultural Criativa 2020 / Lei Aldir Blanc – Prêmio Encontro das Artes do Governo do Estado do Amazonas.

Curso de formação

Ainda, para inserção do Amazonas no mapa da leitura nacional, o ‘Práticas Leitoras’, junto aos integrantes da ‘Rede Cachoeiras de Letras’ que envolve os responsáveis pelas bibliotecas comunitárias dos municípios de Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Manaus, participa do Ciclo Formativo da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC). A formação, iniciada em julho, ocorrerá até dezembro de 2021, com a intenção de ampliar o contato com bibliotecas de outros estados, e de fortalecer o movimento em prol do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Participar do Encontro Formativo da RNBC tem possibilitado aos integrantes da ‘Rede Cachoeiras de Letras’ e à equipe do ‘Práticas Leitoras’ um intercâmbio cultural através da socialização de ações vinculadas às práticas desenvolvidas em bibliotecas comunitárias de outras regiões. Também permite conhecer conceitos teóricos atuantes no pensar da diversidade de práticas, que podem atender a realidade amazônica quanto à escuta, diálogo e participação.

EditalEditalEdital