Observatório da ESA/UEA faz levantamento sobre condições de gênero na Universidade

Observatório de Violência de Gênero disponibiliza um formulário direcionado a mulheres e população LGBTQIA+ da UEA.

A Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Observatório de Violência de Gênero, disponibiliza formulário de levantamento das condições femininas e da população LGBTQIA+ na Universidade. O resultado irá subsidiar a elaboração de ações voltadas à promoção da igualdade de gênero e respeito à diversidade na comunidade acadêmica. Para contribuir com o levantamento, acesse o formulário pelo link em anexo e responda ao questionário.

Professora da ESA e pesquisadora no Observatório, Munique Costa Pontes conta que, para elaborar as perguntas, o projeto se embasou em questionários de outras iniciativas existentes no Brasil, além de utilizar dados nacionais a respeito das principais violências que as comunidades universitárias sofrem, tanto dentro da instituição quanto fora.

“A ideia do formulário é que pudéssemos alcançar pessoas de diversos locais no Amazonas, porque temos poucos dados levantados no interior. Os resultados vão servir como uma espécie de retrato das condições da comunidade universitária”, afirma a pesquisadora.

A partir dos resultados gerados, serão feitas análises e proposições de ideias para serem apresentadas à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UEA), com o objetivo de atribuir subsídio aos projetos de modificação dessas realidades.

O plano é operar, durante o mês de outubro, pequenas campanhas em nichos para observar quais perfis estão menos engajados com o mapeamento. Em seguida, serão organizadas chamadas mais direcionadas a esses públicos.

Após essa etapa, os pesquisadores farão o primeiro balanço do formulário para verificar a necessidade de encerramento ou prolongamento da pesquisa.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA