Fonte de dados para pesquisas científicas: Conheça o Herbário do CESIT/UEA

Criado há 40 anos, o espaço botânico tem se mantido pelo trabalho em equipe de membros do CESIT e instituições locais.

Localizado a mais de 270 km de distância de Manaus, o Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA) conta com um herbário que, há mais de 40 anos, atua no apoio ao crescimento científico local. Mas afinal, o que é um herbário? Trata-se de uma coleção de plantas secas e prensadas que cumpre o objetivo de catalogar espécies conhecidas e novas.

Esses espaços botânicos têm uma contribuição significativa no avanço de estudos e pesquisas no campo da diversidade biológica. Por estarmos situados no país com a maior biodiversidade do mundo, é primordial contarmos com unidades de pesquisa acerca da flora brasileira. Por meio dos resultados provenientes desses espaços botânicos, são garantidos subsídios para ações de preservação e combate a ataques ambientais.

Envolvimento com a comunidade

O Herbário do CESIT faz registro de pesquisas realizadas na unidade, recebe materiais de outras instituições para aumentar o acervo, contribui com a formação de crianças e adolescentes através de projetos de extensão, além de ser muito utilizado em aulas práticas para dar direcionamentos de coleta, herborização e identificação de plantas.

Por ser o único espaço de estudos botânicos nas áreas próximas, os moradores do município e comunidades adjacentes, fazem visitação durante o período letivo e participam dos projetos ofertados. O CESIT disponibiliza cursos de coleta e herborização para que habitantes tragam o material no padrão apropriado.

Resultados

Os resultados gerados garantem o funcionamento do herbário. Os responsáveis por manter as atividades são os próprios bolsistas dos projetos de extensão e iniciação científica. Para isso, os alunos recebem formação técnica e evoluem no campo científico.

Como nasceu

A princípio, o herbário pertencia ao antigo Instituto de Tecnologia da Amazônia (Utam). Foi concebido na década de 80 com 20 exsicatas (termo dado à amostra de planta prensada e seca numa estufa. Depois de secas, são fixadas em uma cartolina com rótulo contendo informações sobre o vegetal) doadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Em 2008, foi realocado para Itacoatiara a fim de atender as necessidades do curso de Engenharia Florestal do CESIT/UEA, quando a unidade se transformou em centro. O professor Antônio Mesquita foi quem deu início às atividades do Herbário na Utam junto à professora Marlene Freitas.

Envolvidos no projeto

Colaboram com o Herbário os professores e acadêmicos do curso de Engenharia Florestal do CESIT, além de instituições de Ensino e Pesquisa de Itacoatiara e municípios vizinhos.

Devido à alta demanda de envolvimento em outros projetos, a professora do CESIT e atual coordenadora do espaço, Deolinda Ferreira está passando a função de curadoria para o professor do CESIT, Victor Alexandre Hardt. Deolinda enfatiza a imensa satisfação pelo trabalho, principalmente por ter substituído professora Melissa Chalco Fernandez, uma educadora que antes de lecionar na UEA, foi aluna do curso de Engenharia Florestal na Universidade. Em 2019, Melissa veio a óbito após longa luta contra câncer.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA

EditalEditalEdital