Com apoio da UEA, Amazonas sediará debate sobre desenvolvimento sustentável

A possibilidade de fortalecer o diálogo com as comunidades de outros países do continente é um dos objetivos do evento.

O “X Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social” (Sapis) e “V Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Elapis)” acontece entres os dias 3 e 6 de novembro. O evento é referência no campo acadêmico sobre proteção ambiental e a inclusão social no Brasil e na América Latina. Este ano, está sendo organizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Nesta edição, o evento trará a autogestão e o desenvolvimento territorial sustentável de áreas protegidas como tema central, e apresentará assuntos atuais com abordagem interdisciplinar, a partir de olhares de diferentes segmentos da sociedade.

“A gestão dos espaços protegidos vem vivenciando uma série de desafios, em parte trazidos pelas pressões da pandemia e pelo acirramento das ações de degradação ambiental, gerando uma sinergia preocupante para sua efetiva proteção. Esta sinergia faz com que o Sapis e Elapis sejam espaços estratégicos e de referência, para discutir as consequências e propor medidas para o avanço da gestão territorial”, destacou um dos responsáveis pela coordenadoria local do evento, professor Henrique Pereira.

Experiências e Perspectivas

No total serão mais de 30 horas voltadas ao debate em torno das experiências e das perspectivas para a gestão das áreas protegidas. O propósito será a apresentação de contribuições relevantes oriundas de diálogos entre saberes, com repercussões nas esferas social, econômica, ecológica, política e cultural.

Além das conferências e mesas redondas, a programação contará ainda com reuniões de grupos temáticos, eventos paralelos e visitas virtuais aos atrativos da região Amazônica, além da Maloca Virtual, um espaço para organizações aglutinadoras do movimento social de base dos segmentos atuantes em Áreas Protegidas discutirem os temas de interesse em comum.

“Teremos representantes indígenas, quilombolas e extrativistas. Cada organização vai trazer ali sua perspectiva e visão sobre “saberes tradicionais, sociobiodiversidade e violação de direitos”, no contexto das áreas protegidas do Brasil e Amazônia Internacional. Nossa expectativa é de um riquíssimo debate, porque todas as organizações envolvidas atuam em territórios imensos e representam muita gente, no Brasil e fora”, ressaltou o professor e um dos organizadores do evento, Carlos Eduardo Marinelli.

A programação será transmitida pela plataforma Doity Play e organizada a partir de instituições sediadas em Manaus. Para mais informações, acesse o link abaixo.

Texto: Ascom Rhisa

Foto: Nathaly Rabelo / SAPIS