Livro reúne trabalhos sobre formação escolar e será lançado na UEA

Evento ocorre durante os 10 anos do Projeto Oficinas de Formação em Serviço.

O Projeto Oficinas de Formação em Serviço da Universidade do Estado do Amazonas (OFS/UEA) lança o livro “Jornadas do Conhecimento: A formação do(a) formador(a) nos cotidianos escolares”, que reúne pesquisas realizadas por integrantes do Projeto. O lançamento ocorrerá nesta sexta-feira (26/11), às 16h, no canal da TV Lepete no YouTube, durante o “X Diálogos Pertinentes – Caminhos, Caminhadas e Artesanias Emancipatórias: 10 anos do Projeto Oficinas de Formação em Serviço”.

Para o desenvolvimento da obra, os autores focaram em elaborar conteúdos carregados de sentimentos, intencionalidades pedagógicas e políticas que representem a jornada dos formadores nas escolas, assim como as potencialidades da formação e do trabalho pedagógico.

A temática escolhida se faz necessária ao levar consideração que o Projeto OFS é um acontecimento formativo que ocorre nas escolas. O OFS conta com o trabalho e presença do formador que articula processos de pesquisa com a formação continuada. “Não é uma tarefa fácil. Exige um exercício de escuta, paciência pedagógica, construção coletiva e intencionalidades emancipatórias”, comenta a coordenadora do projeto, professora Eglê Wanzeler.

Nesta terceira edição é apresentado para a sociedade os resultados dos trabalhos dos integrantes do OFS e enfatizado, principalmente, a escola, de forma que valorize a função social da instituição de ensino e as pessoas a compõe.

“Penso que o maior resultado, além do processo formativo em si, é a possibilidade real de ver esse projeto ser uma política de formação inicial e continuada de professores que se concretiza no chão da escola e na universidade”, diz Eglê.

Com prefácio do professor Marcos André Ferreira, a obra foi organizada pelas professoras Eglê Wanzeler, Maria Quitéria Afonso, Maria das Graças Medeiros, Raquel Maia Mattos e os professores Tharcísio Anchieta da Silva e Therêncio Corrêa da Silva.

Para acompanhar a transmissão, acesse o link abaixo.