Professora e alunos da UEA desenvolvem sistema para atendimento pré-hospitalar em Manaus

O PREH System -desenvolvido ao longo de 28 meses- irá gerenciar o atendimento pré-hospitalar e possui dois módulos: um web e um mobile.

Otimizar o tempo de atendimento, melhorar a qualidade da comunicação e dos processos de trabalho no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade de Manaus. Esses são os objetivos do PREH System, sistema desenvolvido por um grupo de alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), com a participação da professora da UEA, Gisele Torrente, e coordenação de Geferson Oliveira.

O sistema – desenvolvido ao longo de 28 meses – irá gerenciar o atendimento pré-hospitalar e possui dois módulos: um web e um mobile. O projeto contempla os recursos de P&D que envolvem a UEA e a fonte financiadora, que é uma empresa privada. “A possibilidade de desenvolver um produto com recurso P&D com intelecto da UEA e recurso da iniciativa privada é singular. Nosso produto irá contribuir com a melhoria do atendimento à população manauara”, salientou a professora Gisele.

Como será realizado?

O sistema será operado em diferentes fases pelo usuário, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, condutor socorrista, operador de rádio e um administrador. “Além do sistema mobile onde a equipe de atendimento poderá registrar as ocorrências em uma ficha informatizada, as ocorrências poderão ser localizadas por meio de GPS e se conectar ao atendimento de base da Central de Regulação com as informações mais ágeis”, explicou.

O projeto está em negociação com a Secretaria Municipal de Saúde e conta com apoio da Samsung, Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e Agência de Inovação da UEA.

EditalEdital