Mestrandos em Saúde Coletiva ganham premiação em Encontro de Pós-graduação do ILMD/Fiocruz

Os trabalhos premiados são frutos do projeto de extensão do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC/UEA)

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC/UEA) conquistaram os primeiros lugares na premiação no II Encontro de Pós-graduação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Intitulado “Projeto saúde na escola: educação básica em contexto Amazônico”, o primeiro trabalho premiado foi um relato de experiência, abordando ações na comunidade e nas escolas. As temáticas abordadas foram sobre o aumento dos casos de violência em tempos de pandemia, depressão, ansiedade e suicídio, entre outros temas.

O segundo trabalho premiado, descreveu a experiência das “Rodas de Conversas com Pais e Cuidadores de Crianças Com Microcefalia e SCZV”. O trabalho versou sobre a orientação de pais, familiares referentes aos cuidados, tratamentos, direitos e demais assuntos pertinentes às crianças com microcefalia e Síndrome Congênita do Zika Vírus. O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer vínculos afetivos entre familiares e profissionais.

Sobre a premiação

Desenvolvido em parceria os programas de pós-graduação da Fiocruz Amazônia, o prêmio busca reconhecer os alunos de mestrado da saúde coletiva e áreas afins, com o propósito de incentivar a produção acadêmica e fomentar o desenvolvimento da saúde coletiva na Amazônia. O encontro discutiu avanços científicos para a pesquisa dos mestrandos e estimulou a troca científica entre discentes dos diferentes cursos.

Entre os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UEA) que receberam a premiação, foram citadas as alunas Diana Andreza Rebouças, Iamille Lourany Sepúlvida, Lara Suellen Bezerra, Lorena Cavalcante Lobo, Rachel Geber Correa, Rayssa da Conceição Brito, Rayza de Sousa Ramos e o aluno Sérgio Antônio Saldanha.

Já entre os docentes agraciados, estão André Luiz Machado, Fernando José Herkrath, Leonardo Naves dos Reis, Isabela Cristina de Miranda, Sâmia Feitosa Miguez, Sônia Maria Lemos.

Para conferir a a apresentação dos trabalhos e a entrega dos prêmios, acesse os links abaixo.

Link 1: “Projeto saúde na escola: educação básica em contexto Amazônico”

Link 2: “Rodas de conversas com pais e cuidadores de crianças com microcefalia e SCZV”.

Link 3: Resultado das premiações

Texto: Amanda Carneiro/Ascom UEA