Professoras e aluno da UEA apresentam trabalhos em Fórum Internacional

Evento será realizado virtualmente por conta da pandemia. Inscrições devem ser feitas no site.

As professoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Joelma Monteiro de Carvalho e Danielle Mariam Araújo dos Santos, juntamente com o acadêmico Rucian da Silva Vilacio, aprovaram três trabalhos a serem apresentados na 14ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento será entre os dias 9 e 11 de setembro e é considerado o principal evento técnico-científico do turismo da América do Sul.

Foram submetidos ao evento, um Artigo e dois Relatos de Experiência. O artigo de autoria da professora Danielle Mariam e Joelma Carvalho, intitulado ‘A Formação do Território Turístico e as Expressões Culturais em Aldeias Indígenas da Região Metropolitana de Manaus’ vai abordar o processo de turistificação ao longo da história de duas aldeias indígenas até os dias atuais, trazendo descrição de diversos pontos, processos, lideranças e objetivos que já tiveram, apresentando em perspectiva científica as ações realizadas pelas comunidades. “A Amazônia ainda é vista como um tesouro natural, mas queremos trazer a perspectiva de tesouro cultural e a formação da imagem do turismo étnico-indígena que seja forte o suficiente para mostrar como o potencial que contempla”, completou a professora Danielle que irá apresentar o artigo.

O Relato de Experiência ‘Prospecção da Cultura do Povo Sámi por Meio do Turismo: uma experiência na cidade de Tromso, Noruega’, da professora Joelma que já segue uma linha de pesquisa de expressões culturais, traz a análise dos signos (na visão semiótica de Pierce) como elementos simbólicos do povo Sámi que tem potencial para o turismo étnico indígena, verificando os atrativos da região como a aurora boreal, histórias de ancestralidade e outros, pautados na natureza numa relação dialógica, entre a tradição cultural, a ciência e a sustentabilidade como descreve a professora. Esses atrativos são usados de forma responsável pautado na sustentabilidade.

As professoras integram o programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) entre a UEA e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e destacam a oportunidade que o programa oferece para participar do Fórum com a apresentação dos trabalhos de temáticas científicas em um ambiente internacional e de empreendedorismo, onde ocorre interação e geração de negócios entre os diversos profissionais de turismo.

“O evento investe em inovações tecnológicas, ações de responsabilidade socioambiental e de estímulo à produção e disseminação da ciência, impactando positivamente toda a cadeia produtiva do turismo. Assim, o Amazonas se encaixa nessa visão empreendedora, já no tempo presente, pois apresenta grande potencial para o turismo, de forma responsável, agregando valores culturais e pela riqueza diversificada da fauna e flora”, completou Joelma.

Já o acadêmico de Engenharia de Produção, Rucian Vilacio vai apresentar o trabalho chamado ‘Saberes e Enfrentamento em Tempo da Covid-19: Relato de Experiência Extensionista na Associação de Mulheres Indígenas – AMISM’ de autoria dele com as professoras da Escola Superior de Tecnologia (EST), Rejane Gomes e Joelma Carvalho. O Relato conta os acontecimentos da Associação e como as mulheres precisaram se reinventar para ter uma renda durante a pandemia com a produção de máscaras com grafismos. Após observações do estudante, eles puderam implementar um sistema de organização para melhoramento da produção em médio e longo prazo.

“Apesar de todos os pesares, queria destacar a força das mulheres e estudantes indígenas que souberam se centrar e correr atrás de um proposito maior e de manter a cultura em meio a pandemia, junto com a questão do empreendedorismo. É nesse ponto de vista que o trabalho vai apresentar a inovação e oportunidade”, finalizou Vilacio.

Para mais informações sobre o evento, inscrições e dúvidas, acesse o site nos links abaixo.