Revistas científicas do curso de Direito da UEA contam com mais de 185 publicações

“Queremos estimular os autores a produzirem ciência”, disse um dos professores responsáveis pela edição dos periódicos, Denison Aguiar.

O curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conta com três revistas, de periodicidade semestral, elaboradas com a missão de divulgar produções científicas da universidade. Disponíveis em formato virtual, a Equidade Revista Eletrônica de Direito (ERD/UEA); Revista Nova Hiléia e a Revista Buriti: Direito, Sociedade e Sustentabilidade já publicaram 40, 85 e 60 artigos, respectivamente.

Revista Equidade

Com uma bagagem de quatro volumes, a revista aceita artigos, resenhas e ensaios inéditos e originais. As obras podem ser nacionais ou internacionais, com diversas abordagens teóricas e metodológicas, com interdisciplinaridade ou não. Além disso, a ERD/UEA foca em divulgar trabalhos de alunos de graduação que participam das produções como coautores.

O periódico possui um volume especial intitulado “Direito Material e Processual Coletivo”, resultado do Doutorado Interinstitucional em Direito entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade do Estado do Amazonas (Dinter UFMG-UEA). Na edição, foram publicados trabalhos de alunos de ambas as instituições.

A editora-chefe da Revista Equidade, professora Patrícia Attademo, enfatiza a importância do projeto para o fortalecimento da pesquisa no curso de Direito da UEA. “A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do senso reflexivo e crítico do cidadão. Ter um instrumento de abordagem teórica vinculada ao nosso curso de Direito é excepcional”, disse Patrícia.

Revista Nova Hiléia

Pensada para divulgar trabalhos de estudantes de pós-graduação, a Revista Nova Hiléia foi desenvolvida a partir de um processo de adaptação e novas diretrizes da Capes e aceita artigos científicos, resumos, resenhas, dossiês etc. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA/UEA), a revista atualmente está no volume 10.

As linhas de pesquisa das publicações são voltadas à Conservação de Recursos Naturais e ao Desenvolvimento Sustentável. A Revista Nova Hiléia já teve co-publicações nos anais do Primeiro Congresso de Direito Público da UEA e no Primeiro Seminário de Direito Público e o Estado de Direito, juntamente com a UFMG.

Segundo o editor-chefe da Revista Nova Hileia, Sandro Nahmias, a estruturação, avanços e resultados do projeto são consequências de um trabalho coletivo. “O empenho de professores, alunos e colaboradores da UEA é decisivo para que o atual nível de excelência nas publicações seja alcançado”, ressaltou.

Revista Buriti

A Revista Buriti: Direito, Sociedade e Sustentabilidade divulga resultados de pesquisas na área de Direito Ambiental e de Direito de águas, como também apresenta trabalhos nas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Está indexada em plataformas como Google acadêmico, Latindex e em um programa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologi (IBICT).

Com seis edições desde 2018, a revista apresenta um fluxo contínuo com os conselhos avaliador e editorial. É vinculada aos grupos de estudos em Direito de Águas (Geda/UEA) e ao Núcleo de Estudos em Direito de Águas da Universidade Federal do Amazonas (Neda/Ufam).

O editor-chefe da Revista Buriti, Erivaldo Cavalcanti, aponta os efeitos do projeto na sociedade e evidencia os bons frutos. “A revista tem gerado um ótimo resultado, pois já foi amplamente acessada. É acessada, inclusive, em países estrangeiros, como na Austrália”.

De acordo com um dos docentes responsáveis pelas edições das revistas, Denison Aguiar, a maior preocupação no processo de desenvolvimento é incentivar os autores, que são alunos de graduação e pós-graduação, a produzirem cada vez mais materiais científicos. “Queremos apoiar os autores a continuarem criando conteúdos voltados à ciência e à academia”, enfatizou.

Para mais informações sobre as revistas, acesse o Portal de Periódicos da UEA pelo link abaixo.

Texto: Guilherme Oliveira/Ascom UEA

EditalEdital