Aluno da UEA publica artigo em periódico internacional de Inteligência Artificial

"A ciência é o que dita o futuro, e o papel da academia é justamente contribuir para a ciência" destacou o aluno Jean Phelipe de Oliveira.

O aluno do curso de Engenharia de Computação da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Jean Phelipe de Oliveira, publicou um artigo na revista internacional “Iberoamerican Journal of Artificial Intelligence”. O artigo trata sobre o monitoramento inteligente de circuitos elétricos para distinção de dispositivos conectados.

Ao falar sobre a importância de estimular a publicação de artigos científicos no meio acadêmico, Jean enfatiza que, além de incentivo, os pesquisadores precisam do reconhecimento ao papel fundamental que desempenham para a sociedade. O aluno afirma que o momento de pandemia da Covid-19 com o qual o mundo está lidando, evidencia o quão dependente de pesquisadores de todas as áreas a população mundial é, e que ainda assim, há quem questione e diminua o trabalho científico.

“A ciência é o que dita o futuro, sobretudo, no cenário tecnológico. E o papel da academia é justamente de contribuir para a ciência. Então é muito importante que haja sempre o incentivo à produção científica de discentes desde a graduação, o que contribui para o amadurecimento do aluno enquanto pesquisador. A UEA, nesse sentido, sempre apresentou boas oportunidades por meio de programas de iniciação científica”, enfatizou o jovem pesquisador.

O trabalho trata de um dispositivo que monitora em tempo real o consumo de corrente elétrica de um circuito. Esses dados são analisados por uma Inteligência Artificial capaz de identificar as fontes de consumo daquele circuito, mesmo que associadas simultaneamente. Ou seja, possibilita que, com apenas um dispositivo, consiga-se uma análise individual para todos os aparelhos ligados a uma rede elétrica. Possibilita saber quanto cada aparelho de uma casa ou máquina em uma fabrica consome por mês, e ainda, detectar falhas em aparelhos que estão consumindo mais do que deviam ou até mesmo identificar um furto de energia.

O artigo pode ser acessado ser link abaixo.