Egresso da EST/UEA publica estudo para transformação tecnológica de prédios antigos

O artigo traz uma proposta que possibilita a transformação de ambientes prediais antigos em ambientes inteligentes, por meio de custos mínimos ao usuário.

O artigo do egresso da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Rubens Fernandes, foi publicado na Revista Energies, que tem classificação Qualis Capes A1 e fator de impacto 3.004. Com o título de “Uma nova estratégia para a convergência de edifícios inteligentes com base no metamodelo SmartLVGrid”, o estudo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Rubens durante a graduação na EST/UEA.

O material foi desenvolvido em coautoria com os professores da UEA, Raimundo Gomes, e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ozenir Dias e Celso Carvalho, os quais orientam Rubens no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFAM.

Mais tecnologia, menos custos

O material apresenta uma estratégia que possibilita a transformação digital de ambientes prediais, de forma que preserve e aproveite os elementos legados. Essa estratégia possibilita a implantação das chamadas “Smart Buildings” (edifícios inteligentes).

“Estamos passando por várias mudanças tecnológicas a cada ano que passa. Isso envolve o surgimento de novas tecnologias para melhorar o conforto dos usuários, a eficiência e a segurança dos sistemas presentes ao nosso redor”, comentou Rubens. O autor ainda explica que adicionar recursos de controle e monitoramento remoto aos sistemas legados promove sustentabilidade, redução de custos na implantação de novas soluções e transformações digitais.

Parcerias acadêmicas

Os co-autores da obra também enfatizam o valor do material para o cenário de produção tecnológica. “O artigo apresentou contribuição científica na área de “IoT/gerenciamento” de Smart Buildings, confirmando empenho e parceria estabelecida entre pesquisadores e alunos da UFAM e UEA”, afirmou o professor Celso.

O professor Raimundo, por sua vez, comenta que para obter um melhor reconhecimento científico, as produções precisam passar pelo crivo da comunidade internacional, como no caso da Revista Energies. “Por isso, é muito importante trabalhos como este serem publicados em periódicos de nível internacional com significativo fator de impacto. Isso dá mais visibilidade para a publicação”, frisou.

Já o professor Ozenir destaca a importância dos frutos gerados a partir do artigo, que por meio da redução de recursos, torna as práticas econômicas mais viáveis. “A proposta possibilita a transformação da iluminação predial antiga em uma iluminação inteligente, através de custos mínimos aos usuários. O artigo aborda um tema de grande relevância para a área de engenharia elétrica, seja no ambiente acadêmico como profissional”, disse.

Para conferir a publicação, acesse o arquivo abaixo.