Alunos da UEA aprovam artigos em conferência nacional de Inteligência Artificial

O evento organizado pela UFRG está sendo realizado até o dia 23 de outubro, em formato digital em virtude da pandemia.

Os alunos David Cardoso Yonekura e Miguel Vanderlei de Oliveira, dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST-UEA), tiveram os artigos aprovados no XVI Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2020) – organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (UFRG), que acontece desde o dia 20 de outubro, em formato virtual em decorrência da pandemia do COVID-19. Os trabalhos são resultados de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Sistemas Inteligentes da UEA.

O artigo do aluno David Cardoso, intitulado “Hybrid Approach for Detecting Brazilian Real Coins with Localization Algorithms and Convolutional Neural Networks”, descreve a avaliação de um conjunto de técnicas de Visão Computacional e Redes Neurais Artificiais aplicadas ao problema de localização e classificação de moedas de Real em imagens.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), Edição 2019-2020, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e sob a orientação da Profa. Dra. Elloá B. Guedes. Os resultados obtidos desta pesquisa podem ajudar futuramente no desenvolvimento de sistemas automáticos de pagamento, na elaboração de soluções para apoiar pessoas com deficiência visual e, até mesmo, identificar moedas danificadas ou falsificadas.

Já o trabalho do aluno Miguel Vanderlei de Oliveira, intitulado “Investigating Sentences Features for Subjectivity and Polarity Classification in Brazilian Portuguese”, reporta a investigação inicial de um método para a identificação de sentenças opinativas e a polaridade dessas opiniões como positivas ou negativas, duas importantes tarefas da Análise de Sentimentos.

O trabalho foca em textos escritos em Português do Brasil, que ainda possui poucos trabalhos na área de Processamento de Linguagem Natural. O método em desenvolvimento pode ter diversas aplicações, em especial na análise de comentários sobre produtos e serviços. Este trabalho foi desenvolvido de forma voluntária no Laboratório de Sistemas Inteligentes, sob orientação do Prof. Dr. Tiago Eugenio de Melo, e terá continuidade por meio do PAIC na Edição 2020-2021.

“A consolidação de resultados deste tipo por alunos de graduação é extremamente importante na formação profissional, pois permite a prática de diversos conceitos abordados nas disciplinas de maneira integrada, favorece o desenvolvimento das habilidades de escrita científica e os aproxima da comunidade científica da área”, afirma a Profa. Elloá B. Guedes