Academia STEM/UEA recebe visita de representantes do Ifam

A equipe do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Academia STEM, localizada na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), recebeu, nesta sexta-feira (11/03), uma comitiva de representantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), dos campi da capital e do interior. Também estiveram presentes gestores institucionais como o vice-reitor da UEA, Cleto Leal, reitor do Ifam, Jaime Cavalcante, e o coordenador de Inovação Aberta da Samsung, Paulo Quirino.

A visita teve o objetivo de estreitar laços entre as instituições e dar os primeiros passos para parcerias futuras que possam beneficiar estudantes de ambas unidades de ensino. Os visitantes conheceram o Stem Lab, complexo de laboratórios com 1.500 m2. Na oportunidade, também visitaram os laboratórios móveis do projeto, compostos por carretas adaptáveis que futuramente visitarão escolas, a fim de capacitar e aproximar alunos do ensino público ao universo das engenharias por meio do Pilar Atração

O vice-reitor da UEA, Cleto Leal, enxerga o projeto como um divisor de águas no processo de ensino e capacitação profissional. “A oportunidade de se ter um projeto dessa magnitude, é capaz de fazer com que o aluno saia da universidade pronto, sem ele precise fazer treinamentos já inserido no mercado”, ressaltou o vice-reitor.

O coordenador geral do projeto Academia Stem, Jucimar Maia, apresentou, aos demais convidados, a estrutura em pilares de ensino que formam o Stem (Atração, Permanência e Excelência), bem como suas respectivas funções e o real propósito do projeto em elevar o educação superior do Amazonas, estendendo essas potencialidades para outras instituições e municípios do Estado.

Ele também destacou as vantagens de integração entre projetos, como parcerias entre o projeto Aranouá do Ifam, que visa a formação profissional especializada, e o Academia Stem. “Nós não somos competidores, são projetos diferentes, mas nosso objetivo é o mesmo”, explicou o professor.

Para o reitor do Ifam, Jaime Cavalcante, iniciativas como essas são importantes por formar profissionais mais qualificados, gerando uma maior oferta de trabalho em Manaus, principalmente quando se trata do Polo Industrial.

“Nossos estudantes, hoje, com o apoio de estrutura física e financeira do projeto, vão ter condições de ter uma formação melhor, intercâmbio melhor e mais oportunidades no mundo do trabalho”, finalizou o reitor.

A visitação também contou com a exposição de projetos autorais desenvolvidos por alunos de engenharia de controle e automação da UEA.

Sobre o Academia Stem

É um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento, realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. O projeto Academia Stem é incentivado pela Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91.