Atlas produzido por professor do CESP/UEA retrata espaço de Parintins e Microrregião

Obra conta com dez seções ilustrando as composições do território da microrregião parintinense que abrange sete municípios.

Contribuir para repensar os destinos de Parintins e municípios da microrregião, além de evidenciar e contribuir no auxílio para a formulação de políticas públicas. Esse é o objetivo do “Atlas de Parintins e Microrregião – Planejamento Territorial e Urbano”, elaborado pelo professor do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), Estevan Bartoli.

O Atlas foi produzido como produto final da Gratificação de Produtividade Acadêmica (GPA) da UEA, além de contar com a parceria de pesquisadores do Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia (NETAM). A obra objetiva também servir como um guia para pesquisadores, elencando temas para pesquisas, leituras complementares e fontes para acesso a outras publicações importantes.

O atlas se desenvolve em dez seções, sendo a seção um até a seção seis, uma comparação entre os municípios e ilustrando composições do território em dimensões e escalas variadas. A partir da seção sete à dez, os destaques são para os principais Sistemas Territoriais de Parintins e demais municípios, ampliando as temáticas e apresentando uma listagem de outros tipos de representações cartográficas e as diversas metodologias de cartografias sociais.

A obra conta com um pouco mais de 140 páginas e está disponível para download gratuito no link abaixo.

Sobre o autor

O professor Estevan Bartoli possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialização em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e é doutor em geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente com estágio na Universidade Ca Foscari de Veneza. Realiza pesquisas nas áreas de geografia urbana e análise territorial, com ênfase em sistemas territoriais para o desenvolvimento territorial em cidades na Amazônia. Coordenador do Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia (NETAM) e Bolsista Produtividade pela Universidade do Estado do Amazonas, é membro do Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Estado do Amazonas (NIFFAM), realizando pesquisas sobre a sub-região do baixo Amazonas e é pesquisador do projeto Ocara -Samsung. Além disso, compõe o quadro docente do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA).

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA

EditalEdital