Alunos de Iniciação Científica e Tecnológica da ESA/UEA são aprovados em Residência

Os estudantes conquistaram a 1ª e a 2ª colocação na disputa de 10 vagas em Maringá.

Os alunos de Iniciação Científica e Tecnológica da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), Milena Gomes Melo Leite e Eliandro de Souza Freitas, conquistaram o 1º e 2º lugar, respectivamente, na Residência Multiprofissional em Saúde, em Área Profissional de Saúde e Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os discentes tiveram a orientação do professor doutor Tiago Novaes Pinheiro da Escola de Ciências da Saúde (ESA).

Para Milena, os anos de 2016 a 2019 foram de ambição, abdicação, persistência, consistência e aprendizado. “Tiveram dias bons e dias ruins, dias que pensei que eu não conseguiria, mas então aconteceu e eu consegui. Só me fez ter a certeza que a chave de tudo vem de uma palavra: acreditar”, relatou a profissional.

O discente Eliandro descreve que estava iniciando os estudos para a residência e fez de tudo para alcançar o maior objetivo/sonho de ser cirurgião. “Ontem, eu era recém-formado e hoje, sou residente. Uma nova etapa se inicia e um novo ciclo começa”, finalizou o aluno.

Sobre a residência

O curso de Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ofertado pelos Departamentos de Enfermagem, Psicologia e Farmácia está devidamente aprovado pelos Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Ciências Humanas, e pela Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (COREMU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está em andamento desde março de 2014.

Nessa modalidade foram oferecidas 10 vagas distribuídas nas áreas profissionais de enfermagem (4 vagas), farmácia (2 vagas) e psicologia (4 vagas). A duração do curso é de 24 meses e todos os profissionais residentes recebem bolsa do Ministério da Saúde.

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA