Alunos da UEA criam óculos de realidade virtual para estudantes de Carauari

Os óculos 'Cardboard' foram desenvolvidos pelos alunos de Licenciatura em Computação do Núcleo de Ensino de Carauari.

Para promover o uso da tecnologia de realidade virtual como ferramenta de ensino e inclusão digital, alunos do curso de Licenciatura em Computação do Núcleo de Ensino de Carauari da Universidade do Estado do Amazonas (Nescar/UEA) desenvolveram um projeto de extensão com o objetivo de produzir óculos de realidade virtual e aumentada voltados para crianças da rede pública de ensino de Carauari.

Elcilene Ferreira, estudante de Licenciatura em Computação e coordenadora do projeto, conta que a ideia da iniciativa surgiu da oportunidade que os alunos tiveram no Festival das Águas, realizado no espaço do Centro Cultural de Carauari, onde puderam apresentar o projeto para a comunidade. “Aprendemos em vídeos a como construir os óculos de realidade virtual, levamos para o evento e foi um sucesso, as crianças gostaram demais. Então decidimos reunir um grupo de alunos e assim levar esse projeto para as escolas também”, explica Ferreira.

Sobre o equipamento

As tecnologias são confeccionadas utilizando cardboards feitos de papelão, smartphones e aplicativos com suporte a estas tecnologias, como o Google Expeditions e VRTV Free. A estudante explica que o principal foco do projeto é a inclusão digital dentro da didática dos professores nas salas de aula.

“Os óculos Cardboard são feitos de papelão e se tornam mais acessíveis. Utilizamos aplicativos de vários segmentos para mostrar às crianças, por exemplo, montanha-russa, sistema solar, entre outros. Durante as aulas, o professor pode ir explicando o material e logo após mostrar através dos óculos sobre aquele mesmo conteúdo”, conta Elcilene.

Texto: Caroline Souza/ASCOM UEA