Para promover o uso da tecnologia de realidade virtual como ferramenta de ensino e inclusão digital, alunos do curso de Licenciatura em Computação do Núcleo de Ensino de Carauari da Universidade do Estado do Amazonas (Nescar/UEA) desenvolveram um projeto de extensão com o objetivo de produzir óculos de realidade virtual e aumentada voltados para crianças da rede pública de ensino de Carauari.
Elcilene Ferreira, estudante de Licenciatura em Computação e coordenadora do projeto, conta que a ideia da iniciativa surgiu da oportunidade que os alunos tiveram no Festival das Águas, realizado no espaço do Centro Cultural de Carauari, onde puderam apresentar o projeto para a comunidade. “Aprendemos em vídeos a como construir os óculos de realidade virtual, levamos para o evento e foi um sucesso, as crianças gostaram demais. Então decidimos reunir um grupo de alunos e assim levar esse projeto para as escolas também”, explica Ferreira.
Sobre o equipamento
As tecnologias são confeccionadas utilizando cardboards feitos de papelão, smartphones e aplicativos com suporte a estas tecnologias, como o Google Expeditions e VRTV Free. A estudante explica que o principal foco do projeto é a inclusão digital dentro da didática dos professores nas salas de aula.
“Os óculos Cardboard são feitos de papelão e se tornam mais acessíveis. Utilizamos aplicativos de vários segmentos para mostrar às crianças, por exemplo, montanha-russa, sistema solar, entre outros. Durante as aulas, o professor pode ir explicando o material e logo após mostrar através dos óculos sobre aquele mesmo conteúdo”, conta Elcilene.
Texto: Caroline Souza/ASCOM UEA