Aluna de Direito da UEA classifica-se para semifinais de competição em Direito Eleitoral

O evento acontece em anos eleitorais para promover debates sobre Direito Eleitoral e temas relacionados

A 2ª edição da competição de Julgamento Simulado em Direito Eleitoral (Emoot – II Electoral Moot Court Competition), acontece em Curitiba (PR), na Universidade Positivo, no dia 1º de junho, e conta com uma representante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Isabela Catarina Marinho Serruya, acadêmica do curso de Direito da UEA, e os universitários Suelem Cristina Marques da Silva, Mariana Akel Abrahao e Daniel Gonçalves Barbosa, todos da Ufam, foram classificados para a semifinal da competição.

O grupo faz parte do Time YDB, sob a orientação do advogado Yuri Barroso. Além deles, alunos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) também conquistaram vaga na semifinal.

Para o orientador da equipe, Yuri Barroso, o desempenho do Time YDB é um reflexo da capacidade dos estudantes e do escritório. “É a segunda vez que chegamos a estas fases mais agudas da competição. No primeiro Moot Eleitoral fomos vice-campeões. Agora, no segundo, já estamos nas semifinais. Penso que isso é uma prova da qualidade do trabalho que o escritório desenvolve e, também, da enorme capacidade dos alunos competidores”, explicou Barroso.

O evento é uma realização da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje).

Sobre o Electoral Moot Court Competition

As competições de Moot Court são simulações de julgamento em que os estudantes defendem clientes com memoriais escritos e sustentações orais perante profissionais renomados da área. É a experiência mais próxima de um tribunal que um aluno de Direito pode ter antes dos estágios e prepara os futuros profissionais para suas carreiras por meio do desenvolvimento da oratória, organização e estruturação de argumentos jurídicos e aprofundamento em pesquisas.