Alunos do CESSG/UEA desenvolvem produtos a partir da culinária indígena do Alto Rio Negro

As aulas práticas tiveram foco nos insumos locais como a farinha de pupunha, banana pacovã, fruto do tucumã com a castanha do Brasil e extratos de alho e de urucum

Desafiados a desenvolver, na prática, produtos minimamente processados, com apresentação de mix de frutas, brócolis, couve e cenoura, alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Alimentos do Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cacheira (CESSG/UEA) criaram alimentos com base no conhecimento e novos sabores a partir da culinária indígena do Alto Rio Negro. A ação foi orientada pela Prof.ª Dra. Rosene Souza.

De acordo com a docente, as aulas práticas tiveram foco nos insumos locais como a farinha de pupunha por meio da produção de biscoitos, banana pacovã com a fabricação de nhoque funcional tendo como base a biomassa de banana verde, o fruto tucumã com a castanha do Brasil por meio de paté de tucumã e extratos de alho e de urucum.

“Os alunos puderam entender as tecnologias de conservação pelo uso do açúcar associado com evaporação, extração de pectina a partir da casca do maracujá e os aditivos empregados na indústria de doces por meio da produção de diferentes geleias com frutas encontradas na região como mamão e abacaxi com pimenta murupi, acidificadas com limão galego. Os discentes tiveram, ainda, contato com técnicas de panificação poolish, sova, ponto de véu e modelagem para produção de pão rústico de coco. O aprendizado e a experiência foram engrandecedores”, finalizou Rosene.

EditalEditalEdital