Gestão da UEA recebe demandas do Sind-UEA

Representantes do Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) estiveram presentes, nesta quarta-feira (15/06), para apresentar demandas ao reitor, Prof. Dr. André Zogahib. Dentre os temas estavam a reorganização do calendário acadêmico para conceder férias aos professores, as licenças-prêmio, além da insalubridade e periculosidade dos professores que atuam em áreas de risco.

A secretária de Comunicação do Sind-UEA, professora Ceane Simões, avaliou de maneira positiva a reunião com o reitor da UEA e a equipe. “Eram temas que estavam represados e saímos da reunião com previsão de data para nova negociação”, disse ela.

“Com a pandemia, houve prejuízo no calendário acadêmico e vamos precisar reorganizar para que todos tenham usufruto das férias. Em relação às licenças-prêmios, a professora Joésia Pacheco sinalizou a possibilidade, pois a UEA precisa se planejar para que os professores possam, de maneira mais ordenada e sistemática, usufruir das suas licenças sem prejuízo ao seu colegiado”, destacou Ceane.

A secretária do sindicato destacou que houve, ainda, tratativa sobre as datas-base. “Teve a abertura de um canal para que uma mesa de negociação seja aberta entre o Sind-UEA e a Gestão Superior para que cheguemos até a Sead apresentando uma proposta para nossa reposição salarial ser atendida”, salientou.

Segundo o reitor, a intenção é manter o diálogo constantemente aberto durante a sua gestão. Ele comprometeu-se a empreender todos os esforços possíveis para garantir o direito dos servidores da UEA. André Zogahib também ressaltou a importância da gestão participativa para o alcance de melhores resultados institucionais. “Estou dialogando com o Executivo e Legislativo para avançar nas pautas da categoria”, destacou o reitor.

Participaram da reunião a presidenta do Sind-UEA, professora Márcia Medina; a secretária-geral, professora Gisele Torrente; a diretora de formação sindical, professora Mônica Medeiros, além da pró-reitora de Planejamento, Joésia Pacheco; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Mubarac; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Darlisom Sousa; e o pró-reitor de Ensino de Graduação, Raimundo Barradas.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

Foto: Daniel Brito/Ascom UEA