Professor da ENS/UEA publica livro com resultados de 10 anos de sua docência

"Introdução a Língua Latina" reúne os conhecimentos do Prof. Carlos Renato Rosário de Jesus

O Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus, docente de Língua e Literatura Latina do curso de graduação em Letras da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), terá o livro “Introdução à língua latina” publicado pela Editora Appris. A obra reúne resultados dos últimos 10 anos de docência do professor.

Considerada a língua mater de todas as línguas românicas do mundo (português, francês, italiano, espanhol, etc.), além de veículo da herança clássica do Ocidente, o latim é estudado quase exclusivamente nos cursos de Letras das licenciaturas nos cursos superiores do país. Sua extrema importância, contudo, faz-se nítida quando é necessário acessar a literatura legada pela Antiguidade Clássica, bem como explicar os fenômenos, as raízes e o funcionamento da língua portuguesa, algo que é inerente e imprescindível ao ofício do professor de português.

Segundo o professor Fábio Fortes (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF), autor do prefácio, “o livro aborda de princípios básicos da morfologia do latim, a questões bem específicas, por vezes ausentes em outros livros didáticos – como a sintaxe das formas nominais – que, no entanto, são importantíssimas para a aquisição da capacidade de leitura nessa língua”.

Trata-se de uma publicação que vem preencher uma lacuna significativa no mercado editorial amazonense, visto que já há muitas décadas uma obra dessa natureza, escrita por um autor da terra, não circula nas prateleiras das livrarias do Amazonas. Com esse material, espera-se oferecer uma opção didática relevante e minuciosamente preparada para atender a uma demanda dos cursos de Letras, nos quais o Latim incide como disciplina obrigatória, mas que ainda precisa de um método que seja adequado, em face das características das licenciaturas locais, que oferecem, no máximo, três semestres da disciplina.

O volume conta com 377 páginas e vários exercícios que, ao lado da explicação gramatical, facilitam a fixação do conteúdo, fornecendo as bases necessárias para o seguro avanço do estudante na compreensão e na tradução autônoma de textos simples e complexos da língua dos antigos romanos. Por isso, ainda segundo o professor Fábio Fortes, “a obra pode tanto ser o livro-texto para o ensino de latim para estudantes e professores mais inclinados a uma perspectiva estrutural de sua aprendizagem, quanto servir de compêndio gramatical e livro de exercícios complementares ao uso de outras abordagens metodológicas”.