Alunos de Engenharia da UEA elaboram dispositivo para promover acessibilidade

Grupo conta que projeto está em fase inicial e, após patenteado, será ofertado à população.

Pensando na variedade de alternativas para benefício da cidade a partir de componentes eletrônicos, três alunos de engenharia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) elaboraram um equipamento que promoverá melhor acessibilidade em situações do dia a dia.

Os alunos Yuri Leandro, de Engenharia Mecânica, Igor Soares, de Engenharia de Controle e Automação e Gean Lima, de Engenharia de Computação contam que, apesar de ainda estar em fase de protótipo, já é possível prever os resultados que poderá trazer para o cotidiano da comunidade. “Basicamente pensamos numa solução para melhorar a qualidade de vida das pessoas no decorrer do dia, principalmente em questões onde você precisa chegar ou sair de lugares, onde precisa ter uma acessibilidade melhor”, comenta Igor Soares.

O grupo fez uso de materiais utilizados na rotina das engenharias para realizar processos motorizados, como impressora 3D, softwares e placas de prototipagem. Gean Lima explica que para desenvolver um sistema é preciso aplicar nele um software, que vai fazer com que o hardware trabalhe, e foi baseado nesse processo de tecnologia que os acadêmicos criaram a máquina.

Quanto à oferta do produto ao público e mais informações sobre o equipamento, Igor fala que, como ainda está em fase de protótipo, estão focados em garantir o bom funcionamento do mecanismo, para ser oferecido com segurança à sociedade. “A fabricação é demorada e os materiais para mão de obra não são tão acessíveis em grande quantidade, por isso, vamos buscar aprimorar a produção para que seja mais barata e rápida”, observou Igor.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa fala sobre o resultados promissores obtidos quando alunos se unem por uma causa em comum. “É um cenário de inovação no desenvolvimento de novas tecnologias, além de ser uma parceria muito importante entre os alunos da EST e naturalmente nas áreas onde essas novas tecnologias serão aplicadas”, aponta.

sem anexos