Professor da UEA apresenta artigo científico no XXXI Encontro da AULP em Portugal

O professor Marcelo Marques é docente do curso de Licenciatura em Educação Física na UEA

O XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que ocorreu entre os dias 12 e 14/07 deste ano na Universidade de Coimbra, em Portugal, contou com a participação de representante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o professor Marcelo Marques, docente no Núcleo de Ensino Superior de São Sebastião do Uatumã (Nesssu).

O professor, que leciona para o curso de Licenciatura em Educação Física, foi orientador do artigo científico “Políticas Públicas em Saúde “Pós Pandemia”: O Projeto Respirar no Amazonas”. O artigo foi originado a partir de relatos de experiência dos criadores, gestores e executores do projeto RespirAR, desenvolvido pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), com o objetivo de tratar pacientes com sequelas da Covid-19, a partir de sessões de fisioterapia seguidas de sessões de atividades físicas.

“Nós submetemos o resumo do projeto RespirAR e, na sequência, após aprovação, escrevemos o artigo sobre o projeto. Lá, nós apresentamos uma linha do tempo de como o RespirAR foi criado, o que aconteceu para a ideia ser desenvolvida e como ele está em operação hoje. Colocamos, também, alguns relatos de experiências das pessoas envolvidas no projeto”, explica o professor Marcelo Marques.

O projeto conta com um núcleo científico onde o docente da UEA é coordenador e o artigo apresentado é a primeira produção derivada da iniciativa. O docente também relata que apresentou o projeto para uma plateia de, aproximadamente, 200 pessoas, o que gerou grande visibilidade para a UEA. Ele também frisa a importância de representar a universidade em outros países.

“Estar presente em eventos internacionais faz com que tenhamos mais visibilidade, tragamos mais recursos ou, possivelmente, mais reconhecimento das universidades internacionais para dentro da própria UEA”, salientou Marques.

O projeto RespirAR conta, atualmente, com mais de 115 mil atendimentos, impactando mais de 17 mil cidadãos da população amazonense, por meio da operação em dez pontos diferentes da cidade de Manaus.

“É sempre uma honra levar o nome da minha universidade para o exterior e também apresentar um projeto que é muito gratificante e construtivo, que cuida das pessoas”, concluiu o docente.

Sobre o XXXI Encontro da Aulp

O tema do encontro este ano foi Globalização e Saúde, tendo como subtemas os “Desafios globais contemporâneos”, “Globalização, tecnologia e saúde” e “Conhecimento, língua e práticas culturais”.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA