O dia 28 de julho marca os 100 dias de gestão do Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib frente à reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Com o objetivo de dar transparência ao trabalho e às ações desenvolvidas pela Gestão Superior foi apresentado o balanço dos 100 dias em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (28/07), no Conselho Universitário (Consuniv), localizado na avenida Djalma Batista, 3.578, Flores.
O reitor ressaltou que seu objetivo era fazer a diferença, positivamente, durante os próximos quatro anos de mandato. “Eu, a vice-reitora, a professora Kátia do Nascimento Couceiro, os pró-reitores e demais membros da equipe não estamos medindo esforços para trazermos melhorias a toda comunidade acadêmica”, ressaltou Zogahib.
O reitor ainda anunciou duas ações para os próximos dias: o lançamento dos editais do Vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), previsto para a primeira semana de agosto, e o aumento do ticket alimentação para todos os servidores da UEA que passará de R$ 500,00 para R$ 800,00.
Para a vice-reitora, a Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, tem sido uma honra representar todas as mulheres da universidade porque é aberto um caminho a mais para o diálogo. “Esses 100 dias foi de muito trabalho. Tivemos reuniões com as mulheres das nossas unidades porque precisávamos estudar as demandas. A UEA é multi. Então, fizemos esse raio-x para entender qual é a preocupação de cada unidade. Priorizamos as urgências e estamos planejando o futuro. Acreditamos que nossa universidade tenha uma expectativa muito grande quanto ao futuro”, destacou.
Ações desenvolvidas em 100 dias – Antes da posse, a universidade e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) renovaram, em 13 de abril, acordo de cooperação técnica para reforçar as auditorias ambientais realizadas pela Corte de Contas amazonense por mais dois anos.
Dentre os feitos nesses 100 dias de trabalho da atual gestão, iniciada em 19 de abril, destaca-se o pagamento de 105 professores efetivos, totalizando o valor de R$ 807.338,31. Eles trabalharam em 2020, durante a pandemia, ministrando 23 cursos especiais pelo interior do Amazonas. Foi a garantia da valorização dos servidores e o cumprimento de compromisso firmado em plena campanha.
Iniciou-se o fortalecimento de parcerias internacionais, visando a continuidade do crescimento da UEA, ao mesmo tempo que se oportuniza melhor ensino e mais chances de pesquisa e benefícios aos universitários. O reitor André Zogahib e diretor da Agência de Inovação (Agin), Prof. Dr. Antônio Mesquita, estiveram com o reitor da Universidade de Miami, John Quelch. Também conversaram com o professor Henry Canfield, da Universidade Internacional da Flórida (FIU).
Em maio, UEA e Prefeitura de Manaus assinaram convênio para oferta de curso de pós-graduação a servidores municipais. Ainda em maio, a universidade também firmou acordo de cooperação técnica com a BIC Amazônia para a realização de ensaios laboratoriais de segurança de isqueiros.
Mais diálogo – Lideranças e estudantes indígenas participaram, em 27 de maio, de uma roda de conversa com o reitor André Zogahib. Em pauta, a necessidade da criação de políticas públicas afirmativas voltadas aos povos indígenas na instituição. Além de integrantes do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam), também estiveram presentes representantes do Diretório Acadêmico da Escola Superior de Artes e Turismo (Daesat/UEA) e do Movimento LGBTQIAPN+.
Melhorias no RU – O Restaurante Universitário da UEA passou a receber pagamento em PIX em 1º de junho. A medida atende solicitação da comunidade acadêmica da universidade e tem facilitado os pagamentos, estimulando o fluxo de compra, reduzindo filas nos caixas e otimizando o serviço. Além disso, o RU da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) também passou a disponibilizar café e almoço aos sábados à comunidade acadêmica.
Nova identidade visual – A UEA apresentou nova identidade visual aos docentes, discentes e técnico-administrativos. A comunidade acadêmica pode esperar representatividade, tecnologia, responsabilidade, união, respeito, coletividade e participação como posicionamento de marca.
Texto: Ascom/UEA
Fotos: Daniel Brito Ascom/UEA
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