Com o tema “Educação e pesquisa na Amazônia: Transversalidade, decolonialidade no ensino de ciências e matemática”, iniciou-se o X Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (Secam). A abertura do evento foi na quarta-feira (27/07), no auditório da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA).
Este ano, a edição do Secam tem como objetivo promover, por meio de conferências, oficinas e mesas redondas, discussões na área da educação e ciências, acerca dos limites de produção de conhecimento científico na atualidade, incentivando as pesquisas no contexto amazônico. “Temos uma programação riquíssima e diversificada, que foi preparada com muito carinho por esta equipe e turma do mestrado de 2021”, ressalta a coordenadora do Simpósio, a Profª. Dra. Luciane Lopes.
Estiveram presentes na mesa de abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Mubarac; o diretor da ENS/UEA, Prof. Dr. Otávio Rios Portela; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC), a Profª. Dra. Maria Clara Forsberg; representando a comissão docente organizadora do evento, a Profª. Dra. Luciane Lopes e a mestranda Marcilene Silva.
Além disso, estiveram presentes no evento os atuais alunos e os egressos do programa de mestrado, professores e o grupo Karriçu, que realizou uma apresentação cultural, coordenado pela professora Cláudia Baré.
Confira a abertura do evento pelo link abaixo:
Texto: Renata Brito/ Ascom UEA
Fotos: Renata Brito/ Ascom UEA