Alunos de Arqueologia da UEA realizam visita técnica

O objetivo é aperfeiçoar as técnicas aprendidas durante o curso.

Um solo de vestígios, rastros e memórias. É assim que a Prof.ª Dra. Solange Nascimento descreve o município de São Gabriel da Cachoeira, que abriga o curso de Arqueologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e a forma como a cidade torna-se um importante espaço para o desenvolvimento dos profissionais dessa área. Por esta razão, os acadêmicos do curso vieram à capital para visitas técnicas visando o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, durante o período de 30/07 a 17/08.

A turma é composta por 22 alunos indígenas que integram o corpo discente do Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira (CESSGC), como a aluna Patrícia Mendes, do 8° período. Ela descreve a experiência como incrível para toda a turma. “Estamos em um estágio de laboratório. É diferente de estar em sala de aula, porque começamos a ver as identificações de tudo o que estudamos, de todos os artigos que lemos”, explica a aluna. A programação inclui idas ao laboratório da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ao Centro Histórico de Manaus, ao Museu da Amazônia (Musa), além do Museu de Arqueologia.

Para a Prof.ᵃ Dra. Solange Nascimento, que está acompanhando a turma nas visitas técnicas, é uma experiência única e engrandecedora para os alunos de Arqueologia. “Essa é uma atividade primordial para o curso. Esperamos fechar o curso com chave de ouro por essa experiência maravilhosa que está acontecendo. Agradecemos ao reitor da UEA, o Prof. Dr. André Zogahib, e a todos os pró-reitores pela oportunidade, recepção e acolhida aos alunos em Manaus” finaliza a professora.

Texto: Caroline Souza/Ascom UEA