Professor da UEA coordena projeto inovador voltado ao e-commerce

Ferramenta monitora comentários de clientes nas redes sociais sobre o serviço oferecido por restaurantes

O projeto “MonitorOpinion”, capitaneado pelo professor e pesquisador Tiago Eugênio de Melo, do curso de Engenharia da Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem como foco o monitoramento, em tempo real, de comentários feitos nas redes sociais sobre o serviço prestado por restaurantes de Manaus. O objetivo é que os gestores de restaurantes usem a ferramenta para colher as opiniões sobre os estabelecimentos e busquem soluções para melhorar a imagem do empreendimento.

O projeto surgiu em 2020, durante o curso de doutorado do Prof. Tiago em Informática, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele também é composto por pesquisadores e alunos da UEA, Ufam e da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). A iniciativa conta, ainda com o apoio do Programa Centelha Amazonas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

De acordo com o professor, a expectativa é de que a ferramenta seja disponibilizada para uso comercial em Manaus ainda este ano, com previsão de expansão para todo o Brasil. “Estamos na fase de validação do MVP (minimum viable product) e, mesmo com a dificuldade inicial de adoção da ferramenta junto a clientes, planejamos que ela seja disponibilizada ainda em 2022”, reforçou.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.