UEA promove seminários de Matemática e suas aplicações

Programação acontecerá na primeira semana de outubro, na EST

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) receberá, entre os dias 3 e 5 de outubro, a 4ª edição do evento “Seminários de Matemática aplicados à Engenharia e Tecnologia da EST”, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), organizado pela Profª. Dra. Elainne Ladislau e pelo Prof. Dr. Franklin Volga. A programação é composta por 28 apresentações, de 15 minutos cada, distribuídas entre os três dias de evento, com destaque para as Engenharias Naval, Civil, Elétrica e de Controle de Automação.

Uma das organizadoras do evento, a professora Elainne Ladislau, afirma que a ocasião tem como propósito desmistificar, para os alunos, a aplicação da matemática em seus respetivos cursos, mostrando seu papel, fundamental para os ramos da engenharia. “Na maioria das vezes, nossos discentes de Engenharia e Tecnologia, da Est, não têm noção do nível de inserção da Matemática no seu referido curso de atuação. Com esses seminários, tanto os discentes envolvidos, quanto os docentes, têm a oportunidade de interagir com o meio e orientar, utilizando-se de livros, artigos, revistas científicas, entre outros, a valorização de cada ciência, promovendo, assim, a ciência como um todo”. Ela também aproveitou para destacar as apresentações de Engenharia Elétrica e de Automação, onde serão realizados experimentos, bem como a utilização de softwares educacionais voltados à disciplina de Álgebra Linear I.

O evento também contará com a presença de Aiub Jorge, engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), bem como docentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES), que comporão as bancas de avaliação das apresentações.

É possível conferir abaixo, na íntegra, a programação completa do evento.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.

EditalEdital