Editora UEA lança e-book gratuito sobre energia sustentável a partir da geração de biogás

Livro conta com autoria do professor Carlos Bessa, coordenador do curso superior em Tecnologia dos Alimentos da UEA

Desenvolver pesquisas direcionadas a novos métodos de produção energética sustentável é um desafio sempre presente no universo acadêmico. E o livro “Biomassas regionais: uma proposta de produção de biogás em regiões ribeirinhas da Amazônia”, de autoria do coordenador-geral do Curso Superior em Tecnologia dos Alimentos da Universidade do Estado do Amazonas (TecAli/UEA), Prof. Me. Carlos Bessa, em parceria com o Prof. Me. Johnson de Moura, é um dos frutos desta preocupação. Publicada em agosto deste ano, a obra aborda o projeto de um biodigestor capaz de produzir energia por meio do reaproveitamento de biomassa. Atualmente, a obra está disponível, de forma gratuita, no site da Editora UEA, no formato de e-book.

Parceria – O início da colaboração entre os dois professores deu-se em 2016, a partir de um projeto de atividades práticas que vinha sendo desenvolvido por Pontes e que contou com a convergência entre pesquisadores de duas áreas de atuação: Pontes, que trabalhava na área da biotecnologia, e Bessa, especialista em fruticultura e bioquímica pós-colheita. “Dado início à parceria, sugeri, em 2019, que escrevêssemos um livro que pudesse descrever o projeto, com o intuito de disponibilizar o resultado dessas pesquisas para que ele pudesse ser consultado pelo público em geral”, afirmou Bessa.

O biodigestor – Desenvolvido com o intuito de proporcionar autossuficiência energética às comunidades ribeirinhas do Amazonas, o biodigestor funciona de maneira com que seja reaproveitada a biomassa, por meio do uso do biogás produzido por estas. Bessa explica que a prioridade seria a reutilização de cascas e outros restos de frutas, mas que qualquer matéria orgânica pode ser utilizada no processo de criação do gás. Ele também reforça a importância e a viabilidade econômica do projeto. “O biodigestor é uma tecnologia social, que apresenta aspectos inovadores e sustentáveis, uma vez que é socialmente justo, estando voltado àqueles que necessitam do apoio da ciência e da universidade, sendo economicamente viável para ser adotado como política pública”.

Bessa explica que a publicação da obra também carrega um tom de homenagem ao seu amigo de longa data, Johnson Pontes. Logo após a correção da primeira parte, Pontes foi acometido pela Covid-19 e veio a falecer no início de 2021. “Eu continuei porque publicar um livro sobre o tema era um dos sonhos dele. Então, o que temos hoje é fruto do nosso trabalho e empenho ao assunto. E essa obra é dedicada a ele”, pontuou Bessa.

É possível conferir o livro, na íntegra, no link abaixo.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.

EditalEdital