Cesit/UEA sediará II Exposição da Coleção Permanente de Solos

Programação ocorre entre os dias 21/11 e 25/11 e conta com palestras, oficinas e visitas abertas ao público

Entre os dias 21/11 e 25/11, o Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA) receberá o evento “II Exposição da Coleção Permanente de Solos”, realizado pelo Museu de Solos da Amazônia (Musoam). Coordenado pelo Prof. Dr. Luís Antônio Coutrim dos Santos, do curso de Engenharia Florestal do Cesit, e com a organização de alunos do Cesit, a exposição contará com palestras, oficinas e visitas direcionadas a docentes e discentes. O evento é ao público e a entrada é gratuita.

De acordo com o professor Coutrim, a edição deste ano tem enfoque na Ciência, Tecnologia e Inovação em Ciências do Solo, apresentando diversas novidades tecnológicas. “Buscamos transmitir e expandir os conhecimentos científicos, tecnológicos, variabilidade do solo, importância, preservação e gestão de uso, conservação e inovação em ciência do solo para a comunidade em geral”, pontuou.

O professor Coutrim também destaca o potencial de contribuição do evento para a comunidade. Em suas palavras, “a disseminação e popularização do conhecimento científico-tecnológico, junto à educação ambiental em solos e manejo sustentável, visando repassar a importância de manter a integração da natureza com a nossa sociedade, cabendo a nós, enquanto sociedade, manter este elo de maneira sustentável”.

O solo no cenário científico – Sobre o panorama das pesquisas científicas na área do solo, o professor Coutrim descreve um cenário em constante evolução e expansão. “Observa-se cada vez mais grupos de pesquisa direcionados ao estudo dos solos surgindo nas universidades, além dos, relativamente, novos museus que estão surgindo nos estados que contemplam a região Amazônica. Como consequência, há o aumento na criação de TCCs, projetos de pesquisa, publicações científicas e eventos focados na temática”, afirmou Coutrim.

É possível conferir, na íntegra, a programação completa do evento por meio da imagem abaixo.

Texto: Pedro Xavier/Ascom UEA.

EditalEdital