Academia Stem/UEA oferece curso gratuito de robótica em Presidente Figueiredo

A estrutura de alta tecnologia levada em carretas pelo projeto foi instalada no Centro Educacional de Tempo Integral Maria Eva dos Santos

Estudantes do ensino médio de seis instituições da rede pública receberão cursos gratuitos de robótica e tecnologias digitais por meio do projeto de pesquisa e desenvolvimento Academia Stem, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a iniciativa privada. Na terça-feira (29/11), o projeto estreou os laboratórios móveis de ensino no município de Presidente Figueiredo, a 126 quilômetros de Manaus.

A estrutura de alta tecnologia levada em carretas pelo projeto foi instalada no Centro Educacional de Tempo Integral Maria Eva dos Santos e vai atender a, aproximadamente, 200 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) – Campus Presidente Figueiredo, Escola Estadual Maria Calderaro, Escola Estadual de Balbina e Escola Estadual Presidente Figueiredo.

O coordenador do projeto Academia Stem, Jucimar Maia Júnior, destaca a oportunidade de fortalecimento da educação no interior por meio da iniciativa. “A ida dos nossos laboratórios móveis para o interior do Amazonas só mostra o compromisso da Academia Stem e da UEA em interiorizar o conhecimento. É uma oportunidade de levar o estado da arte para todos! O Stem não para”, disse.

Representando o reitor da UEA, André Zogahib, o pró-reitor de Interiorização, Prof. Dr. Valber Martins, pontuou sobre a importância do conhecimento em novas tecnologias. “É necessário saber trabalhar com a tecnologia, a modo de direcionar seu uso para o bem da sociedade como um todo. Esta iniciativa é fundamental para que possamos dar mais capilaridade e maior divulgação deste tipo de atividade tecnológica aqui no interior do estado.”

A iniciativa está sendo conduzida pelo Pilar Atração, segmento do projeto Academia STEM, e conta com a articulação do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo/UEA (Nespf), por meio do diretor Aderli Simões. Segundo o coordenador do Pilar Atração, Adan Medeiros, esta é a primeira vez que o projeto atua fora da capital amazonense com a oferta de seis minicursos para turmas de ensino médio, com abordagens na temática Stem e Tecnologias Digitais.

“É uma grande realização para nós do Pilar Atração e da Academia Stem estarmos no município de Presidente Figueiredo. Isso significa a expansão do nosso projeto para o interior do estado, cumprindo assim o nosso papel como universidade, de formar cidadãos nos mais diversos municípios do estado”, destacou o coordenador.

Apoio institucional

O diretor do Ceti Maria Eva dos Santos, Joseilson Dantas de Araújo, destacou a iniciativa do projeto Academia Stem e pilar Atração ao levar a estrutura de ensino para o município. “Para nós é muito importante, pois é uma chance para os nossos alunos participarem do futuro conhecendo mecanismos tecnológicos como a impressora 3D. Agradecemos muito a UEA, ao reitor da UEA, André Zogahib, ao pró-reitor de interiorização Valber Martins e ao diretor do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo/UEA, Aderli Simões”, destacou Joseilson.

A estudante Alice Pedroso, do Ceti, participou dos cursos e aprovou a dinâmica. “Descobri muitas coisas da tecnologia digital como o arduino. Foi muito bom participar dessa experiência e espero levar essa aprendizagem para minha vida toda”, opinou.

A capacitação oferece três horas de aula com conceitos a respeito da Cultura Maker, que coloca o estudante como protagonista no processo de desenvolver atividades, Stem (ciência, tecnologia, engenharia e matemática; do inglês) e robótica. Os estudantes inscritos terão direito a certificado de 3 horas complementares emitido pela Universidade do Estado do Amazonas.

Sobre o Academia Stem

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Academia Stem conta com financiamento da Samsung, usando recursos da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental (Lei Federal nº 8.387/1991), estando sua divulgação de acordo com o previsto no artigo 39.º do Decreto nº 10.521/2020.

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