Curso de Geografia do Cestb/UEA aborda inovação e pesquisa no Alto Solimões

Período letivo 2022/2, que teve início dia 25/11, contou com palestra e mesa redonda sobre a investigação geográfica no Alto Solimões

O curso de Geografia do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) iniciou o ano letivo 2022/2, na sexta-feira (25/11), e reuniu alunos e professores para refletir sobre o papel da investigação geográfica na Amazônia e as possibilidades do desenvolvimento de pesquisas inovadoras na região do Alto Solimões. A programação ocorreu em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Tabatinga (Ifam).

O encontro foi coordenado pelo Prof. Dr. Rony Iglecio (UEA) e o professor Luís Gouveia (Ifam). Esteve presente a Prof.ª Dra. Regina Tunes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que ministrou a palestra intitulada: “A geografia da inovação no Brasil”. Na ocasião, foram destacadas as potencialidades da biodiversidade amazônica no desenvolvimento de produtos inovadores.

Para o Prof. Dr. Rony Iglecio foi uma grande satisfação poder proporcionar aos discentes esse evento. “Programações como esta são de extrema importância para fortalecer as relações interinstitucionais na tríplice fronteira e, ao mesmo tempo, incentivar os acadêmicos a desenvolverem o pensamento criativo na busca por soluções às problemáticas do espaço amazônico”, ressaltou.

A programação contou com uma mesa redonda, onde foi discutida a investigação geográfica no Alto Solimões. Durante o evento, professores do Cestb e do Ifam apresentaram aos discentes algumas das pesquisas desenvolvidas no curso de Geografia.