AGIN/UEA/SOFTEX lança 3ª chamada de seleção de projetos PD&I para docentes da UEA

Os projetos podem ser enviados até dia 28 de dezembro de 2022 e devem ser das áreas de Empreendedorismo, Inovação, Profissionalização e Tecnologia

A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade do Estado do Amazonas (AGIN/UEA) divulga o lançamento da 3ª chamada aberta aos docentes da instituição para seleção de projetos de PD&I. O objetivo é promover a capacitação e formação de recursos humanos nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Profissionalização e Tecnologia no âmbito dos Programas Prioritários de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI) coordenado pela Softex em parceria com a SUFRAMA.

A iniciativa faz parte do Programa AGIN/UEA/SOFTEX por meio de Programas Prioritários de Empreendedorismo Inovador (PPEI/SOFTEX).

Destaca-se que o recebimento dos projetos e o preenchimento de parte do formulário serão gerenciados pela AGIN/UEA, seguindo as regras constantes da chamada (anexo) e na legislação vigente.

Prazo

Os projetos devem ser submetidos e enviados para o e-mail: agenciainovacao@uea.edu.br até o dia 28/12/2022 ( modelo de projeto consta no ANEXO III da CHAMADA em anexo), impreterivelmente, haja vista que a AGIN/UEA tem o prazo final de submissão de todos os projetos recebidos e inserção de documentos oficiais na plataforma da SOFTEX até o dia 05/01/2023, sem prorrogação.

Expansão

“Além dos projetos que serão realizados na Região Metropolitana de Manaus (ENS, Esat, ESA, ESO e EST), também serão captados projetos no interior do Estado do Amazonas (Parintins, Tefé, Tabatinga), ou seja, nas unidades da UEA credenciadas pelo Capda”, informou o diretor da AGIN, Prof. Dr. Antônio de Lima Mesquita.

O diretor enfatiza, ainda, que os docentes podem enviar quantos projetos desejarem, porém, na seleção, serão escolhidos apenas dois projetos por instituição (UEA).

As linhas temáticas e subtemas não estão limitadas. Podem ser usadas outras, desde que estejam relacionadas aos eixos propostos, sendo eles:

Empreendedorismo

Educação para Empreendedorismo; Criação e desenvolvimento de Startups e novos negócios; Alavancagem de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; Gestão Ágil; Empreendedorismo digital.

Inovação

Educação para Inovação; Inovação Tecnológica; Inovação em produtos e serviços; Fomento e preparação para atuação de empresas para atuação em inovação aberta; inovação para professores dos ensinos médio e superior – formação de multiplicadores; Design Thinking; MVP (Minimum Viable Product).

Profissionalização

Cursos profissionalizantes nas áreas técnicas e de tecnologia; Instalação de FTTH; Prototipagem rápida; Microeletrônica; Instalação de aquecedores.

Tecnologia

Internet das coisas – Interconexão digital de objetos cotidianos com a internet; Ferramentas para desenvolvimento de Inteligência artificial; Análise e tratamento de grandes volumes de dados (big data); Cibersegurança; Realidade aumentada e realidade virtual; Computação nas nuvens; Computação e tecnologias da informação; Desenvolvimento de sistemas e aplicativos.

Divulgação

Todos os projetos recebidos serão aproveitados e farão parte do portfólio da AGIN/UEA para ganharem aporte financeiro das empresas do PIM e usufruírem dos benefícios da Lei de Informática caso haja interesse dessas (empresas).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: agenciainovacao@uea.edu.br e/ou pelo telefone (92) 98476-1258.

EditalEditalEdital