UEA realiza aula inaugural do curso de especialização em Saúde Pública

Especialização é realizada em parceria com a Esap e Semsa

Em parceria com a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) e com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoveu, nesta segunda-feira (09/01), no auditório da Reitoria, a Aula Magna do curso de especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família, com o tema “Pandemia de Covid-19 e Saúde Pública: o que aprendemos?”, ministrada pela Profª. Dra. Maria Paula Mourão.

O objetivo do curso é promover mudanças e qualificar profissionais comprometidos com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com base na realidade local. Além disso, será realizada a exposição das normativas que regulam o processo continuado da oferta de bolsas relacionadas à especialização.

Estiveram presentes, na aula inaugural, o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UEA), Prof. Dr. Darlisom Souza; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp/UEA), Prof. Dr. Roberto Mubarac; A secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe; a diretora da Esap, Karina Gomes; a diretora do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Francisca Sonja; e a Profª. Dra. Maria Paula Mourão.

A professora Maria Paula Mourão deu início ao tema “Pandemia de Covid-19 e Saúde Pública: o que aprendemos?” Para a médica infectologista, foi uma satisfação ministrar a aula magna. “São novas oportunidades que a Universidade do Estado do Amazonas abre para a qualificação das pessoas que trabalham na área da saúde, tanto no nível da especialização quanto no nível do mestrado”, explicou.

A psicóloga Gabriela Oliveira, 22, explicou o motivo para estar participando da especialização. “É um prazer estar aqui. Esse curso me chama muita atenção porque é sempre bom estar se aperfeiçoando”, pontuou.

Para o reitor da UEA, André Zogahib, foi uma honra ter essa parceria com o Município de Manaus. “Vocês vão precisar estudar muito. Mas no final das contas, olharão para trás e verão que tiveram um bom curso e que estão qualificados para oferecer uma saúde pública de qualidade”, ressaltou o reitor durante o evento.

O professor Darlisom Souza destacou a importância da parceria entre UEA e Semsa. “Esta casa está de portas abertas, não só a coordenação do curso, mas toda a equipe da gestão para promover parcerias relacionadas à saúde e a todos os campos da gestão municipal.”, disse.

A secretária Shadia Fraxe falou sobre a importância do SUS para a população brasileira. “O SUS é o maior patrimônio da nação brasileira. Estamos aqui para fazer a diferença, para entender o outro, para acolher de uma forma diferente. Porque, hoje em dia, após essa pandemia, sabemos que as dores do ser humano não são só físicas, são também emocionais. Precisamos estar preparados para receber esse novo paciente”, pontuou.

Confira a transmissão da aula inaugural no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=HFgjbwGR5Lg

Texto: Renata Brito/Ascom UEA

Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA