Livros arrecadados em trote social da UEA são entregues a bibliotecas comunitárias

Os livros foram doados para espaços culturais do município de Presidente Figueiredo

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), iniciou, nesta segunda-feira (16/01), a entrega de livros para bibliotecas comunitárias e espaços culturais. Os exemplares foram entregues no Centro Cultural Zé Amador e no Portal da Cultura Munguba, no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

Os livros doados foram arrecadados por meio da 4ª edição do Trote Social, promovido pela Proex. Ao longo da campanha, membros da comunidade acadêmica da universidade arrecadaram meia tonelada de alimentos não perecíveis e mais de 200 livros, de diferentes áreas da literatura. Para realizar a coleta das doações, as unidades acadêmicas formaram equipes e foram premiadas após o término do período de arrecadação.

As bibliotecas comunitárias que receberam as doações contam com o apoio do projeto de extensão Práticas Leitoras, vinculado à Proex. A iniciativa, coordenada pela professora Fátima Souza, realizou o mapeamento dos espaços de leitura no município de Presidente Figueiredo, a fim de incentivar a criação de novos centros e a organização de atividades leitoras diversas. Nas próximas semanas, outras bibliotecas na capital e em Itacoatiara (distante 175 quilômetros de Manaus) também serão atendidas por meio da doação de livros.

O Portal da Cultura Munguba foi criado em 2012. Segundo o responsável pelo local, Virgílio Reis, a biblioteca comunitária funciona como um espaço de difusão do conhecimento para os moradores do município. “No momento, contamos com, aproximadamente, 5 mil exemplares à disposição. Queremos seguir evoluindo, com qualidade, e as doações são muito importantes para mantermos nosso acervo atualizado.”, disse.

Texto: Daniel Brito/Ascom UEA.