Professoras da UEA participam do lançamento da coletânea ”Entre o passado e o futuro”

Professoras Gimima Silva e Silvia Loureiro participaram dos volumes 1 e 2 da coletânea e do vídeo documentário

As professoras Gimima Silva e Silvia Loureiro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), participaram do lançamento da coleção: “Entre o passado e o futuro: um estudo da produção científica da inteligência universitária na Amazônia brasileira”. O evento ocorreu na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e foi organizado pelo professor Antônio Carlos Witksoki, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCasa).

A coletânea teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Foram selecionados 20 entrevistados para a pesquisa, classificados como ”estabelecidos”, que são pesquisadores que vivem na Amazônia e estão vinculados às instituições de pesquisa, e os ”outsiders”, que são pesquisadores que vivem na Amazônia, porém não estão ligados a nenhuma instituição, como estudantes e representantes indígenas.

A professora Silvia Loureiro participou do volume 1 da coleção e a professora Gimima Silva do volume 2. As entrevistas eram divididas em duas etapas: A trajetória de vida do pesquisador e a sua atuação na pesquisa da Amazônia. “É uma coleção muito rica e tem um documentário de 1h30 que pode ser acessado por um QRCode, disponível em cada livro. É um trabalho bem bonito e que me deu muito orgulho em ter participado. A professora Silvia e eu fomos as únicas representando a UEA”, ressaltou a professora Gimima.