O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Academia Stem (AcadStem), desenvolvido na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou, na quarta-feira (25/01), a primeira edição presencial da série “Grandes Temas” de 2023. O encontro ocorreu no prédio do Stem Lab na Est/UEA, às 18h, e foi transmitido pelo canal do projeto no YouTube.
O bate-papo, intitulado “A importância das soft skills no mercado corporativo”, teve como convidada especial a coordenadora de RH do Sidia, Camila Vasconcellos. O professor da Academia Stem e autor de livros publicados sobre a temática em questão, José Renato Santiago, também estará presente como mediador do evento.
Segundo Santiago, o mercado de trabalho reconhece as soft skills como importantes diferenciais para a formação de um bom profissional, por propiciarem relevantes habilidades no desenvolvimento das relações humanas.
Essas competências são aprendidas a partir de relações e experiências que desenvolvemos no dia-a-dia pessoal e profissional. Muitas delas não são aprendidas em sala de aula de maneira tradicional, por isso são um desafio, apontou o especialista.
O programa Grandes Temas é uma das ações promovidas pelo Pilar Excelência, segmento do projeto, e surgiu no formato de lives semanais, via perfil da Academia Stem, no Instagram, com a proposta de convidar especialistas para levantarem discussões a respeito do mercado da engenharia e, assim, complementar os conhecimentos aprendidos pelos estudantes na universidade.
Sobre o Academia Stem
É um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento, realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. O projeto Academia Stem é incentivado pela Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91.