Escola Superior de Ciências da Saúde promove VII Mostra Fotográfica

A Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA) realiza, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, a VII Mostra Fotográfica com o tema “Linhas, formas e perspectivas”. Na exibição, montada no hall de entrada da unidade, são expostas fotografias feitas por, aproximadamente, 80 alunos dos cursos de Odontologia, Medicina e Enfermagem. A mostra é um trabalho da disciplina de Fotografia Digital Básica, ministrada pela Prof.ª Dra. Vilma Melo.

Com o objetivo de explorar a criatividade, os alunos escolhem um tema e realizam as fotografias utilizando apenas aparelhos celulares e aplicando as noções básicas para o registro, como enquadramento, foco e iluminação. A disciplina busca promover conhecimento básico em fotografia e imagens em geral, uma vez que elas estão, cada vez mais, sendo usadas em plataformas de saúde, consultorias, telessaúde, entre outros.

A iniciativa foi criada em 2014, sendo realizada semestralmente. Nesta edição, os alunos escolheram o tema com o objetivo de mostrar paisagens de Manaus. As fotos foram realizadas na orla da praia da Ponta Negra, no entorno do Teatro Amazonas e no Centro Histórico de Manaus.

Segundo a professora Vilma Melo, nos dias de hoje, mais do que nunca, o uso de imagens é uma forma de comunicação muito utilizada, seja por meio das mídias sociais ou em prontuários médicos e odontológicos. “A partir disso, é fundamental saber manusear a câmera fotográfica, que hoje está disponível para a maioria das pessoas por meio do smartphone”, finalizou.

Além de ser realizada presencialmente, a mostra também pode ser conferida de forma virtual, por meio do link disponível abaixo.