Projeto de Extensão da UEA receberá homenagem no Centro de Reabilitação Ismael Abdel Aziz

O Projeto de Extensão “Educação Inclusiva Para Dependentes Químicos: Políticas Públicas em Favor Da Vida”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), será homenageado nesta sexta-feira (31/03), às 10h, por promover ações socioeducativas para mais de 90 dependentes químicos. A premiação será efetuada no auditório do Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz (CRQD), localizado no Km 53 da AM-010 (Manaus/Itacoatiara).

A primeira etapa do projeto foi realizada no período de agosto a dezembro de 2022, com atividades nas áreas de Teatro, Pedagogia, Literatura, Música, Marchetaria, Origami e aulas de Matemática, além de ornamentação de festa com balões.

A coordenadora do Projeto de Extensão, a Prof.ª Dra. Osmarina Lima, falou sobre a importância da ação para a comunidade acadêmica da UEA. “Essa aproximação dos acadêmicos com a realidade em foco é uma das características que a política de extensão buscou e tem buscado na comunidade externa”, ressaltou a professora, que também falou sobre os frutos da reabilitação dos dependentes químicos. “Podemos usar como exemplo a aprovação no vestibular de um dos pacientes do CRDQ para o curso de Pedagogia.”

As aulas foram desenvolvidas pela graduanda Jackeline Monteiro, do curso de Licenciatura em Teatro, e por um grupo de voluntários egressos e estudantes da UEA, Leandro Lopes, Stivisson Menezes, Fernanda Souza e Nayara Silva. Além disso, contou com a participação do artista educador Vitor Lima.

“Para mim, foi uma das melhores experiências que já tive na vida. Criamos poemas, montamos peças teatrais, escrevemos músicas e nas rodas de conversas eles nos retribuíam com muita gratidão. Foram vários os relatos de pacientes que nem imaginávamos terem sido afetados pelas aulas”, disse Jackeline Monteiro.

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA