UEA lança editais de apoio à publicação de alto impacto e de fortalecimento de pesquisa

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou, nesta terça-feira (25/4), os editais internos de apoio à publicação de alto impacto e o de fortalecimento à pesquisa acadêmica-laboratorial. O objetivo é fomentar a publicação de artigos científicos de docentes ou técnicos administrativos da universidade e apoiar o fortalecimento e a realização das atividades de pesquisa laboratoriais acadêmicas e tecnológicas, visando potencializar o desenvolvimento da pesquisa científica.

A solenidade também foi transmitida, via Meet, aos diretores das unidades. Ainda durante a solenidade foram entregues cartão aos diretores das unidades acadêmicas para implementar a chamada pública por meio do Comitê Executivo do Fundo de Reserva Específico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (Fepdi/UEA), em parceria com a Fundação de Apoio Muraki. A política estruturante trata do “apoio, reestruturação e consolidação dos laboratórios de pesquisa e ensino da instituição”.

Na ocasião, o reitor da UEA, Prof.Dr. André Zogahib, explicou que o lançamento dos editais e a entrega dos cartões é de extrema importância para fortalecer a pós-graduação na universidade. “Esse processo de fortalecimento passa pela estruturação de laboratórios, pelas pesquisas que podem ser publicadas em revistas de alto impacto e alta relevância, nacional e internacional. Esse momento é muito importante para que haja, posteriormente, uma troca de conhecimentos com outras universidades”, ressaltou.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac, os editais pretendem contemplar um número bem significativo de publicações. Além disso, ele ressaltou que para publicações em periódicos nacionais e internacionais, o investimento é alto. “Esse momento é muito marcante para a universidade. Temos que ser grandes representantes da Amazônia em relação à pesquisa, pós-graduação e graduação enquanto instituição pública. Cada passo que damos nesse sentido, elevamos a UEA e o trabalho que está sendo feito”, pontuou.

A diretora da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Prof.ª Dra. Edileuza Lobato, ressaltou que o dia era histórico e de grandes conquistas para a universidade. “Primeiro com a entrega dos cartões porque, a partir do momento em que estruturamos os nossos laboratórios, levamos possibilidade de ensino, pesquisa e extensão aos nossos alunos. E em relação aos editais, outros dois marcos históricos diante da perspectiva de sermos financiados para publicação em revista de alto impacto. E isso fortalece o outro pilar da educação superior que é a pesquisa.”

Estiveram presentes na cerimônia o reitor, Prof. Dr. André Zogahib; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac; o Pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Fábio Carmo; a gerente de Projetos da Fundação Muraki, Emily Nascimento; o diretor da ESA/UEA, Prof. Dr. Diego Regalado; a diretora da ESO/UEA, Prof.ª Dra. Edileuza Lobato; a diretora da EST/UEA, Profª. Ma. Ingrid Gadelha; via Meet, o diretor de Centro de Estudos Superiores de Lábrea (Cesla/UEA), Prof. Raimundo Duarte; Prof. Dr. Raimundo Barradas e o representante do fundo PID, Prof. Dr. Carlossandro Albuquerque.

Confira o link da Chamada Pública – Fundo de Reserva Específico de PD&I – FEPD&I/UEA no link abaixo:

EditalEdital