UEA apresenta estrutura do Programa de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas

A reunião ocorreu na segunda-feira (2/5) e contou com a participação de representantes das unidades da capital e do interior

Com o objetivo de fornecer recursos e capacidade administrativa, financeira e pedagógica para melhorar as condições de permanência e assistência a alunos na instituição, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentou, nesta segunda-feira (02/05), a estrutura organizacional do Programa de Apoio à Inclusão de Pessoas com Necessidades Específicas (Painpe).

A apresentação ocorreu, de forma presencial, para os representantes das Escolas Superiores da capital e transmitida via IPTV para os Centros de Estudos Superiores nos municípios do interior do Estado do Amazonas.

A universidade apresentou um gráfico que indica um aumento gradativo no número de Pessoas com Deficiência (PcDs) e pessoas surdas ingressando na instituição. Portanto, é importante dar a devida atenção e estrutura para garantir a efetividade da implementação da política de inclusão, tanto na capital quanto no interior.

A coordenadora do programa, Prof.ª Dra. Joab Reis, falou sobre a importância do Comitê para a comunidade acadêmica da UEA. “Cada unidade tem uma realidade diversa, então o mapeamento e o trabalho conjunto serão mais articulados. Isso ajudará a construir uma cultura inclusiva na universidade, que envolverá todos, desde a gestão superior até os professores, técnicos e terceirizados”, ressaltou.

O Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), Prof. Dr. Darlisom Ferreira, explicou a responsabilidade do programa na instituição. “O comitê é responsável por gerir a política de atenção às necessidades dessas pessoas, incluindo os núcleos bilíngues, e tem como objetivo fomentar recursos necessários para a política, bem como capacitar a comunidade acadêmica e qualificar a atuação pedagógica frente as atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade”, disse o professor.

O comitê gestor é formado pelos coordenadores de cada instituição, que são: Joab Reis e Andrezza Machado da Escola Normal Superior (ENS); Áurea Hiléia Melo e Andreza Mourão da Escola Superior de Tecnologia (EST); Valdelize Pinheiro e Maria Gazzana da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA); Erika Ramos e Vilma Mourão da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat); Raylene Sena e Keyla Nunes da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO); e Alice Sobral e Taís Fernandes da Escola de Direito (ED).

Já nas unidades do interior, os responsáveis são Augusto Zanelato e Alex Zanelato, do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit); Mônica Araújo e Cecília Holanda, do Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest); Georgina Vasconcelos e Francisca Amoedo, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp); e Karen Marinho e Elizabeth Costa, do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb).

Confira abaixo a Portaria 216-2023 do Comitê Gestor das Políticas de Inclusão

Texto e Foto: Jonas Coelho/Ascom UEA