Nesmau/UEA realiza roda de conversa sobre o docente na pandemia e pós-pandemia

A atividade foi mediada pelos professores Diego Omar e Maria de Jesus do Carmo.

O Núcleo de Ensino Superior de Maués da Universidade do Estado do Amazonas (Nesmau/UEA) promoveu a mesa-redonda “Relatos e desafios do tempo presente: Experiência docente no período da pandemia e pós-pandemia”, no último dia 18 de maio. A atividade foi mediada pelos professores Diego Omar e Maria de Jesus do Carmo.

A atividade foi idealizada para proporcionar um encontro interdisciplinar dos cursos de Pedagogia do Campo e de História, além oferecer um espaço de compartilhamentos de conhecimentos, tanto da perspectiva acadêmica quanto do empirismo.

A discussão contou com a participação da professora Luciana Vidal, do curso de Letras – Língua Inglesa; do professor Josiney Porto, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc/Maués); e do professor Jailson Cavalcante, representando a Secretaria Municipal de Educação de Maués.

De acordo com o gerente do Nesmau, Eliseu Souza, os professores e acadêmicos expressaram suas experiências vividas no campo educacional no período pandêmico e pós-pandemia. “Alguns pontos são consenso na educação básica e na superior como, por exemplo, que os alunos não aprenderam o que deveriam no modo on-line ou híbrido. Mas essa não é uma realidade causada unicamente pelos efeitos da pandemia, e sim que a doença só abriu mais ainda os problemas educacionais, como o acesso à internet, dificuldades em ler e compreender”, explicou.

Souza citou ainda as possíveis soluções discutidas na roda de conversa como, a reformulação da estrutura curricular; rever o que foi perdido nos anos em que estiveram estudando em casa, ou seja, por conta desse distanciamento da escola e da comunidade escolar houve uma retração social da convivência.