Apresentar informações sobre os índices educacionais no Estado do Amazonas, utilizando dados governamentais. Esses dados estão no relatório “Monitoramento dos índices educacionais do Estado do Amazonas|2019-2021”, editado pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e organizado pelo Observatório de Políticas Públicas (OPP).
Coordenado pelo Prof. Dr. Elton Teixeira e produzido pelo Grupo de Trabalho em Educação, composto por professores, alunos e ex-alunos da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), o foco do monitoramento está na taxa de distorção idade-série, que é uma variável que afeta o nível de escolaridade da população amazonense. A taxa de distorção idade-série refere-se à diferença entre a idade do aluno e a série em que ele está matriculado, ou seja, indica se o aluno está adiantado ou atrasado em relação à sua série adequada.
Pandemia da Covid-19
O relatório também aborda o impacto da pandemia da Covid-19 na educação, destacando as medidas tomadas pelo governo em relação à suspensão das aulas presenciais e a adoção de aulas não presenciais. Ele levanta questões sobre o uso de recursos tecnológicos e a capacitação dos professores para lidar com essa nova modalidade de ensino, e sugere que pesquisas futuras examinem o rendimento escolar e suas relações com as taxas de distorção idade-série durante esse período.
O estudo utiliza dados disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos -ferramenta do governo para disponibilizar dados e informações públicas. O relatório busca promover a transparência, a análise crítica das políticas públicas e a reflexão sobre a efetividade das políticas educacionais no Estado do Amazonas.
É possível conferir o relatório, na íntegra, acessando o link abaixo: